Procon Anápolis acumula 512 reclamações e alerta para ofertas enganosas
Na semana do consumidor varejistas aproveitam para presentear seus clientes e movimentar a economia
Descontos de 10% até 70% no comércio de Anápolis, marcam a celebração do dia internacional do consumidor. Essa é uma oportunidade que os varejistas aproveitam para presentear seus clientes e movimentar a economia. Além disso, a data também serve para dar visibilidade aos direitos desses consumidores.
Essa semana o Procon de Anápolis vai fiscalizar os estabelecimentos da cidade que estão com ofertas e também faz palestras de conscientização. “Estaremos com diversas ações fiscalizatórias, campanhas educativas em escolas do município, palestras aos idosos no CREAS” comenta Wilson Velasco, diretor do Procon Anápolis.
Ainda de acordo com Velasco, mais de 50% das reclamações diárias no Procon são feitas pela terceira idade. “A terceira idade é vítima constantemente de golpes que são feitos relativos a empréstimos consignados. Recebemos reclamações diariamente de aposentados que tiveram benefício da aposentadoria com empréstimos não contratados, de forma a violar o direito desse consumidor”, comenta.
A van do Procon estará durante a semana do consumidor na praça Bom Jesus tirando dúvidas da população e recebendo denúncias. Equipes de fiscalização estão conferindo propagandas enganosas entre outros fatores que possam prejudicar o consumidor.
O diretor chama atenção para as promoções muito vantajosas que podem ser disfarces para produtos com defeitos ou fora do prazo de validade.
“A palavra PROMOÇÃO deve ser sinônimo de atenção aos consumidores. Porque se o preço está mais baixo do que o habitual significa que esse desconto pode ter uma razão não tão boa para quem adquiri-lo. Pode ser um produto de mostruário ou alimento que está próximo ao vencimento”, alerta o diretor.
Esses enganos que resultam em um volume alto de reclamações. Só no mês de fevereiro, de acordo com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), foram registradas 512 reclamações somente no mês de março contra diferentes empresas em Anápolis.
Esse número, segundo Velasco, tende a aumentar, porque o consumidor está cada vez mais atento aos seus direitos.
“Cabe ao consumidor exigir o cumprimento da oferta, com base no Código de Proteção e Defesa do Consumidor. ” afirma.
Atendimento telefônico para denúncias e orientações de consumo é feito pelo número 151, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 h.