Resultado de exame positivo para Covid-19 passa a valer como atestado, em Anápolis
Documento é considerado eficaz e suficiente para adoção de medidas de afastamento de atividade laboral e/ou isolamento domiciliar, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde
A Rede Municipal de Saúde em Anápolis não emite mais atestado médico em casos de Covid-19. Em decisão publicada no Diário Oficial do município desta semana, o próprio exame com resultado positivo passa a valer como comprovação de afastamento. A rede busca solucionar a alta procura nas Unidades de Saúde.
Segundo informações da Secretaria, muitas pessoas buscam as unidades exclusivamente para pegar o atestado.
O decreto é respaldado por nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde. A nota, publicada na mesma edição do Diário Oficial, descreve o cenário epidemiológico atual, que trata da “admissão de resultado positivo de exame RT-PCR e/ou PCR-antígeno, para Covid-19, realizado por profissional de saúde devidamente habilitado. O documento é considerado eficaz e suficiente para adoção de medidas de afastamento de atividade laboral e/ou isolamento domiciliar, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”.
A medida já esta em vigor e se aplica em todos os setores. No setor privado, caso o empregador opte pela exigência do atestado médico deverá acionar o atendimento em hospitais particulares.