Vacina da Janssen não tem data para chegar em Anápolis; preocupação com a Ômicron aumenta
SEMUSA diz esperar novas doses serem enviadas ao município para que estratégias sejam traçadas
Anápolis ainda não tem data para receber doses da vacina da Janssen para serem aplicadas como reforço contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Anápolis aguarda o envio para que estratégias de imunização sejam traçadas. A preocupação gira em torno da variante Ômicron, ainda que Goiás não tenha registrado nenhum caso.
Com preocupação, a superintendente de vigilância em saúde, Flúvia Amorim, diz que a variante deverá chegar em algum momento. “Pelas experiências que nós já passamos, é inevitável dizer que ela poderá chegar em algum momento aqui em Goiás”, salientou.
Em nota técnica, o Ministério da Saúde e a Anvisa orientam que a aplicação da nova dose da Janssen seja feita entre dois e seis meses, após a primeira aplicação.
A orientação se baseia nos estudos que mostram aumento na proteção de até nove vezes quando o reforço é feito com intervalo mais longo entre as doses. Novos lotes da vacina chegaram ao Brasil ontem (09) e foram distribuídos nas capitais.
Números consolidados
Mais de 91% da população no município de Anápolis já se vacinou com pelo menos 1 dose contra a covid-19, mas apenas 78% da população vacinada retornou para a segunda dose.
De acordo com o secretário de saúde do município, Júlio César Espíndola, os motivos que podem justificar esse atraso, variam.
“A pessoa pode simplesmente ter se vacinado apenas com uma dose e achar erroneamente que está protegida, o esquecimento, ou até mesmo o tempo ainda que tenhamos unidades funcionando até as 21hrs”, explica.