PROPOSTA

Vereador de Anápolis faz indicação ao prefeito para isenção do IPTU de imóveis dos presidentes de bairro 

O vereador João da Luz (DEM) apresentou sugestão ao executivo municipal para a isenção do…

O vereador João da Luz (DEM) apresentou sugestão ao executivo municipal para a isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para os imóveis dos presidentes de bairro. A indicação foi apresentada na Câmara Municipal de Anápolis durante a sessão ordinária de terça-feira (22).

Em discurso na tribuna, o parlamentar explicou que havia feito um projeto de lei com essa isenção, que acabou rejeitado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) por se tratar de matéria financeira, portanto a iniciativa da indicação.

Motivo da indicação do vereador

“O que me motivou, me inspirou para propor isso? Eu nunca fui presidente de bairro, mas no meu bairro tinha uma área pública que estava sendo invadida. E ela serviria para o equipamento comunitário. E o que o presidente de bairro fez: identificou a invasão e denunciou nos órgãos competentes, impedindo a ação”. Segundo o vereador, é esse líder comunitário que “aponta todos os problemas e defeitos que existem no bairro”.

“Portanto, apresento a indicação ao prefeito para que ele possa reconhecer o líder comunitário. Acho que é possível fazer isso, beneficiar a unidade que o presidente de bairro reside. Temos 346 bairros e hoje existe uma desmotivação, esse líder está desaparecendo”, discursou João da Luz.

O que é o IPTU ?

Esse imposto é cobrado de quem tem um imóvel urbano. Como casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada

Ele é um imposto cobrado pelas prefeituras. Cada cidade escolhe os critérios para a cobrança, e o valor  varia conforme a avaliação do imóvel. O valor  arrecadado com o IPTU fica no município. E, com isso,  pode ser usado em obras na cidade.

Leia também:

Domingos Paula é eleito presidente da Câmara de Anápolis no biênio 2023-2024

Câmara de Anápolis volta a discutir multa para desperdício de água