Via é interditada em protesto de familiares de detentos do presídio de Anápolis; DGAP responde
Familiares de detentos da Unidade Prisional Regional de Anápolis realizaram uma manifestação e interditaram a…
Familiares de detentos da Unidade Prisional Regional de Anápolis realizaram uma manifestação e interditaram a Avenida Raimundo Carlos Costa e Silva, no Jardim das Américas 3ª etapa, nesta quinta-feira (2). O grupo reivindicava a entrada de alimentos e materiais de higiene (Cobal), prevista para ocorrer de 15 em 15 dias. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) se pronunciou sobre o ocorrido.
Segundo os familiares, desde o início da manhã não foram autorizados a entregar os alimentos e demais itens no presídio. Por esse motivo se mobilizaram para um protesto na entrada da unidade.
“Estou aqui desde 8h da manhã, e não deram nenhum posicionamento. Estou sem almoço e com meu filho de colo. É inadmissível fazer isso”, disse a esposa de um detento, em conversa com o Mais Goiás.
A via foi interditada com tambores, cadeiras, pneus e alimentos. O grupo gritava “preso tem família” e “queremos justiça”.
Às 15h29 um Policial Penal autorizou a entrada de duas representantes do grupo para conversarem no interior da unidade, com o coordenador da unidade.
Por volta das 15h40, equipes da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) e equipes do 28º BPM chegaram no local, e orientaram para que a manifestação fosse pacífica. Minutos após a via foi totalmente liberada.
Em resposta ao Mais Goiás, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária se pronunciou sobre o ocorrido e explicou os procedimentos adotados na referida unidade.
Confira a nota na íntegra:
A propósito de informações solicitadas sobre manifestações de familiares, a Diretoria- Geral de Administração Penitenciária , por meio da 1ª Coordenação Regional Prisional, informa o que se segue:
– Os itens deixados nas unidades prisionais , por familiares e amigos de custodiados, para serem repassados aos detentos – COBAL- trata-se de uma regalia em relação ao bom comportamento dos presos.
-Entretanto, a entrega destes materiais na Unidade Prisional Regional de Anápolis foi temporariamente suspensa em virtude de implantação de procedimentos operacionais padrão, no presídio.
-A Coordenação ressalta ainda que os detentos irão continuar recebendo produtos de higiene e limpeza. Em relação a alimentação, o Estado continua fornecendo as alimentações conforme determina a lei. (dejejum, almoço e jantar )