Animais viajam escondidos em lataria de avião que saiu do Rio Grande do Sul para Goiânia
Mãe amamentava o filhote quando foram resgatados. Os dois foram levados ao Cetas para serem avaliados e devolvidos para a natureza
Dois zorrilhos foram regatados pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) na lataria de um avião de pequeno porte que viajou do Rio Grande Sul a Goiânia nesta segunda-feira (11). Mãe e filhote viajaram em voo livre por cerca de dois quilômetros e saíram do avião quando o veículo começou a ser desmontado no Aeródromo da capital.
“Quando recebemos o chamado, a contribuinte informou que a aeronave havia vindo do Rio Grande do Sul e parado em Goiânia. Descolocamos a equipe técnica até o local e constatamos dois exemplares da espécie Conepatus chinga, comum no Rio Grande do Sul, mas não temos dela aqui no estado de Goiás. Os dois vieram na parte interna da aeronave, ainda não se sabe como”, explicou a gerente de proteção e manejo de fauna da Amma, Isabela Saddi Barbosa.
Os dois foram descobertos após o avião pousar e passar por uma revisão. Ao desmontar parte da lataria do veículo, os dois saíram e se esconderam em lonas que estavam próxima ao avião.
Animais estavam saudáveis
A gerente informou que os animais se tratam de uma mãe e seu filhote e no momento do resgate, a mãe o amamentava. “A mãe o amamentou durante a viagem. Por isso, ele (filhote) estava saudável. A mãe estava um pouco desidratada, mas aparentemente bem. Os filhotes dessa espécie são bastantes dependentes da mãe”, completou Saddi.
Após o resgate, os zorrilhos foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passarão por avaliações de especialistas e serão devolvidos à natureza.
Leia outras notícias no Mais Goiás
Amordaçado com arame para não latir, cão é resgatado em Goiânia; dono é preso
Em 24 horas, três cães são salvos de diferentes situações arriscadas em Goiás
Corpo de Bombeiros resgata filhote de veado de incêndio em Caldas Novas
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt