Antes da procissão do Fogaréu, crianças fazem ‘Fogareuzinho’ na cidade de Goiás
Caminhada começou às 17 horas e contou com a participação de dezenas de meninas e meninos
Antes da tradicional Procissão do Fogaréu, que acontece na noite desta quarta-feira (13), aconteceu na cidade de Goiás o chamado ‘Fogareuzinho’, criado especialmente para as crianças, em celebração à Semana Santa. A caminhada começou às 17 horas, em frente ao Museu das Bandeiras e contou com a participação de dezenas de meninas e meninos vestidos de farricocos. As tochas, neste caso, foram substituídas por por garrafas plásticas pintadas das cores do fogo.
A festividade emocionou não só os familiares das crianças que participaram, como também a população geral que acompanhou a procissão. Até porque, as atividades religiosas não aconteciam de forma presencial há dois anos, em virtude da pandemia da covid-19. Estima-se que 300 pessoas acompanharam a celebração.
Pela primeira vez, Camila Adorno viu a filha, de apenas três anos, participar do Fogareuzinho vestida de farricoco e transbordou de orgulho. “É a primeira vez que ela participa e é muito emocionante para mim porque eu cresci acompanhando o fogaréu e hoje ver meus filhos, mostrar um pouco da nossa cultura, é muito gratificante”, disse a vilaboense.
O governador Ronaldo Caiado também esteve presente na procissão e comentou sobre a alegria de ver a população novamente nas ruas. “Eu só tive a oportunidade de ver as procissões em 2019. Voltar aqui e ver as pessoas motivadas, alegres, não só as pessoas de Goiás mas de outras cidades. Ver os goianos e vilaboenses com as casas abertas, recebendo bem todo mundo, explicando toda a importância dos patrimônios. É uma emoção diferente das outras vezes. Parece que é a primeira vez que acompanhamos o fogaréu”, disse.
O Fogaréu, com os adultos, está previsto para ocorrer às 23h59, nesta quinta-feira (13), em frente ao Museu de Artes Sacras da Boa Monte.