Drogas

Anti-respingo de solda tem efeitos agressivos ao organismo

O produto químico é usado como um substituto do lança-perfume

Anti-respingo de solda é um desengordurante antiaderente usado para limpar peças metálicas e remover pinturas. Entretanto, esse produto químico vem sendo usado como uma droga, substituindo o lança-perfume.

Segundo o médico Márcio Vinícius, do Centro de Informação Toxicológica de Goiás, esse produto pode causar problemas tanto respiratórios quanto cardiovasculares, podendo ser inalada ou colocada na bebida. “Quando misturada à bebida a reação leva a uma liberação de monóxido de carbono que pode causar doenças respiratórias graves, como pneumonia, arritmia e até uma possível parada cardiorrespiratória”, explica.

O médico disse ainda que o anti-respingo de solda vem sendo usado como droga desde 2014, por ser mais barato e causar efeitos de saciedade muito mais rápido do que o lança-perfume. “Além da falsa euforia, os sintomas mais comuns ao se fazer uso desse produto são dores de cabeça, sonolência, náuseas, vômitos e até desmaios”, conta.

Outro motivo para a popularização dessa droga se deve ao fato de ser um produto fácil de ser encontrado no mercado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não possui uma regulamentação quanto ao anti-respingo de solda, no entanto, a venda desse produto químico é proibida para menores de 18 anos.

Essa droga foi apreendida pela Polícia Militar em uma festa regada a drogas e bebidas, com aproximadamente 70 menores de idade, no último dia 30. O evento ocorreu no sítio de Recreio dos Funcionários Públicos, às margens da BR 060, em Goiânia. Além do anti-respingo de solda, foram apreendidos ainda ecstasy, cocaína, maconha, e lança-perfume.

*Juliana França é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo