Anúncio de portões fechados trará prejuízo gigante para os clubes pequenos, diz FGF
O anúncio de que os jogos de futebol realizados em Goiás acontecerão com portões fechados…
O anúncio de que os jogos de futebol realizados em Goiás acontecerão com portões fechados terá um grande impacto financeiro para os clubes, especialmente para os menores. É o que afirma o presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta.
O fechamento dos portões foi uma das medidas anunciadas pelo governo do estado depois do anúncio de que três pessoas haviam sido diagnosticadas com o coronavírus em Goiás. De acordo com o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, o estado decretou situação de emergência e um plano de contingenciamento já está pronto.
Em entrevista ao Mais Goiás, Pitta afirmou que é difícil avaliar o tamanho do prejuízo na arrecadação, mas que os clubes menores vão sofrer mais com os portões fechados. “Para os clubes grandes, a arrecadação dos jogos é apenas uma parte da renda. Mas para os menores o prejuízo será gigante. É esse dinheiro que garante que eles fechem o mês, paguem a folha de pagamento, etc.”, concluiu.
O presidente ressaltou também que o governo do estado já havia adiantado a decisão informalmente. Ele adiantou que medidas administrativas internas já estão sendo tomadas, mas que a federação depende de um documento oficial para que as providências sejam tomadas.
Clubes da capital
O Atlético Clube Goianiense publicou nota em seu site suspendendo a venda de ingressos para a partida contra o Grêmio Anápolis. O jogo é válido pela décima rodada do Campeonato Goiano e que será disputado no Estádio Olímpico, sábado (14), às 16 horas. O clube informou ainda que aguarda posicionamento oficial da FGF.
Por meio da assessoria, o presidente executivo do Goiás Esporte Clube, Marcelo Gonçalves de Almeida, afirmou que trata-se de um decreto governamental e que “nesse momento, é melhor pensar no coletivo”.
Já a assessoria o Vila Nova Futebol Clube afirmou que aguarda documentação oficial do governo com orientações a respeito dos procedimentos a serem adotados.
Futebol na América do Sul
O anúncio da pandemia da doença também causou alterações no futebol sulamericano. O início das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, foi adiado. As duas primeiras rodadas da competição estavam previstas para os dias 26 e 27 (data em que o Brasil estrearia) e 31 de março.
Além das eliminatórias, a Copa Libertadores da América também está suspensa. Segundo apuração do Globo Esporte, a Conmebol decidiu suspender os jogos da Copa Libertadores entre os dias 15 e 21 de março. A medida não altera as partidas desta quinta-feira (12).