COM CONDICIONANTES

Anvisa permite a Goiás importar vacina Sputnik V excepcionalmente

Estado pode adquirir 142 mil doses do imunizante russo contra Covid

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Goiás importar a vacina contra Covid-19  Sputnik V, da Rússia, nesta terça (15). O governador Ronaldo Caiado (DEM) comemorou a decisão no Twitter.

“Ótima notícia: Anvisa deu aval para Goiás importar excepcionalmente a vacina Sputnik V. Vamos adquirir 142 mil doses para 71 mil goianos (1% da população). Esse é o limite permitido pela agência para estados que pediram autorização. O importante é vacinar a nossa gente.”

Anvisa

Conforme voto do relator Alex Machado Campos, diretor da Anvisa, a importação poderá ser feita com condicionantes e assinatura de termo de compromisso. “E fica autorizada a importação excepcional e temporária dos seguintes quantitativos, correspondentes a doses para vacinação de 1% da população de cada estado: Rio Grande do Norte – 71.000 doses, Mato Grosso – 71.000 doses, Rondônia – 36.000 doses, Pará – 174.000 doses, Amapá – 17.000 doses, Paraíba – 81.000 doses e Goiás – 142.000 doses.”

Depois da utilização das doses, a Anvisa irá avaliar os dados de monitoramento do uso da vacina para nova deliberação sobre futuras importações. “Mantido o status probatório para análise de tais pedidos de importação da vacina Sputnik V, a Diretoria Colegiada da Anvisa deliberará sobre os próximos pedidos por meio de Circuito Deliberativo.”

Acompanharam o relator: os diretores Meiruze Sousa freitas e Rômison Rodrigues Mota. Cristiane Rose Jourdan Gomes foi contrária e Antônio Barra Torres não votou, pois está de férias.

Vacinação total

Ainda pelo Twitter, Ronaldo Caiado informou, nesta noite de terça-feira (15), que o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou, em visita a Goiânia, que que o Brasil tem vacinas suficientes para imunizar toda a população. “São mais de 600 milhões de doses.”

Ele não deu mais detalhes.

https://twitter.com/ronaldocaiado/status/1404952530409472000