Ao criticar reajuste da passagem, Caiado reforça criação de consórcio para congelar tarifa no Entorno do DF
Para resolver problema, governador faz coro para criação de Consórcio entre DF, União e Goiás
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), reforçou nesta sexta-feira (11) o desejo da criação de um consórcio interfederativo entre União, Distrito Federal e Estado de Goiás para subsidiar a passagem do transporte coletivo na Região do Entorno do Distrito Federal. A medida aconteceu no mesmo dia em que a ANTT anunciou reajuste da passagem.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres aprovou um reajuste de 15%, o que pode fazer com que as passagens cheguem a até R$ 10,15, como é o caso dos moradores de Santo Antônio do Descoberto. Caiado não gostou da notícia e criticou a medida anunciada pelo órgão federal.
“É uma medida que vai penalizar muito uma população trabalhadora e não resolve o problema. Precisamos buscar uma solução e subsidiar o serviço, como fizemos em Goiânia”, aponta Caiado. A criação do Consórcio Interfederativo já foi apresentada ao Governo Federal.
“Nossa proposta é dividir o custo que Goiás topa pagar um terço, mesmo não tendo responsabilidade com esse serviço, que é interestadual”, afirma. “Trata-se de uma tarifa escorchante para os trabalhadores e ainda por cima pra um serviço que não tem qualidade”, ressalta o governador goiano.
De acordo com o governador, o entendimento é que a responsabilidade sobre o transporte coletivo na região é da União, por meio da ANTT, no entanto, desde o ano passado, Caiado tem buscado junto ao governo federal e ao governo do DF um acordo para que seja criado um consórcio interfederativo para para subsidiar o valor da passagem, impedindo reajustes e permitindo investimentos na modernização do sistema.
O modelo é o mesmo utilizado na Região Metropolitana de Goiânia. Desde dezembro de 2021, o Governo de Goiás em conjunto com as Prefeituras de Goiânia, Aparecida e Senador Canedo subsidiam parte da tarifa do transporte coletivo, o que possibilita o congelamento da tarifa ao serviço nos 20 municípios do entorno da capital. Não fosse o subsídio, a passagem custaria quase R$ 8 reais ao passageiro que utiliza o serviço.
Além da manutenção da tarifa, a reformulação do transporte possibilitou a concessão de benefícios como Meia Tarifa e Cartão Família. De acordo com o Governo de Goiás, isso acabou resultando no crescimento do número de clientes do sistema de transporte, que vinha caindo vertiginosamente há mais de uma década.
No caso do Entorno, a proposta do Governo de Goiás é criar uma comissão para calcular a chamada “tarifa técnica”, na qual se aplica o subsídio, e, consequentemente, o preço final pago pelo usuário. Auxiliares do governo acreditam que a medida deve beneficiar mais de 175 mil pessoas.
Em fevereiro, Caiado conseguiu suspender um reajuste de 40% previsto pela ANTT, após conversa com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais). Ainda assim, a agência de transporte já havia sinalizado que pretendia levar adiante o aumento.