PROTEÇÃO

Ao menos 10 pessoas são multadas por não usar máscaras nos últimos 40 dias em Goiânia

Ao menos 10 pessoas foram multadas por não usar máscaras nos últimos 40 dias em Goiânia.…

Ao menos 10 pessoas foram multadas por não usar máscaras nos últimos 40 dias em Goiânia. Além destes, 200 empresas também foram punidas, no mesmo período, por descumprir os protocolos municipais na Capital. O equipamento tem sido o principal aliado para a prevenção e disseminação da covid-19 no mundo.

Conforme Geraldo Vieira Júnior, gerente de fiscalização e projetos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a punição para pessoas físicas é de R$ 110 e de R$ 1.045 para empresas. Ele informou que a multa só é aplicada quando mesmo depois do alerta, o cidadão decide não colocar a máscara.

O gerente disse que no caso das empresas, é de responsabilidade do estabelecimento comercial comunicar o cliente sobre o uso de máscara. Se caso a pessoa desobedecer, o dono do lugar poderá acionar a Polícia Militar (PM) ou a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Geraldo Vieira ressaltou ainda que é direito do estabelecimento barrar na entrada pessoas que não estão usando máscara.

Ele comentou também sobre os casos isolados de pessoas que não precisam usar máscaras. “Conforme os protocolos, o uso é obrigatório, contudo, há exceções como em caso de pessoas com autismo, deficiências físicas entre outro problemas. Orienta-se que a máscara seja usada por crianças de cinco anos para cima”, disse o servidor da SMS.

Ele ressalta que a GCM fará um trabalho mais intensivo, a partir desta semana, na Feira Hippie.

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira