Aos 59 anos, gari de Goiânia estreia como escritora em livro sobre superação feminina
Jussilene Mota trabalha como jardineira na Comurg e é coautora do livro "Sem Vergonha" junto com outras 12 mulheres
Aos 59 anos, Jussilene Mota, que trabalha como jardineira na Comurg, faz sua estréia como coautora do livro “Sem Vergonha”, em Goiânia. A obra conta histórias de superação de 13 mulheres com vivências bastante diferentes, mas que possuem o mesmo objetivo: inspirar outras mulheres.
O capítulo que conta a história de Jussilene aborda temas como gravidez, filhos, alcoolismo, drogas e violência. A gari afirma que encarou a missão de tornar pública a sua trajetória porque deseja incentivar outras mulheres a vencer obstáculos.
No livro, Jussilene conta que ficou grávida ainda na adolescência e, depois de 11 anos, viu o seu filho entrar para o mundo das drogas e do álcool. Ela lembra que o garoto quebrava vidros de carros quando consumia entorpecentes ou bebidas.
O drama familiar a fez sentir vergonha e decepção. Em um momento extremo, ela afirma que cogitou expulsar o filho de casa, mas o coração de mãe não permitiu que ela o fizesse.
Depois de anos de luta, Jussilene conseguiu ajudar o filho a vencer as drogas e o alcoolismo. Hoje, o rapaz é dono de um lava jato.
Em entrevista ao Mais Goiás, a gari compartilhou que o filho ficou orgulhoso e parabenizou a mãe pela boa repercussão do livro. “Eu me sinto assim, uma mãe vitoriosa, porque não desisti, eu superei, lutei, consegui e venci”.
Novos sonhos da gari
Jussilene diz que ser mãe e trabalhar não é uma tarefa fácil para ninguém. Mesmo assim, o apoio da mãe, o trabalho e a fé sempre a ajudaram a ter forças para continuar.
Segundo ela, o fato de ter relatado tudo no livro a fez se sentir “maravilhada” e cada vez mais capaz de realizar sonhos. “Me deu ânimo, força! Tenho vontade tirar a carteira de motorista, fazer uma faculdade de pedagogia e, quem sabe, continuar escrevendo a minha história”, disse a gari.
Como o livro surgiu?
De acordo com Lúcia Amador, outra coautora do livro, a ideia do livro nasceu ainda no ano de 2019, durante um curso autoconhecimento ministrado por ela. “Durante o curso identifiquei muitas histórias de dores e de resiliência. Nos unimos para executar o projeto”, afirma.
Segundo a especialista em desenvolvimento de pessoas, a importância do projeto está em “mostrar para todas as pessoas que é possível vencer seus medos e bloqueios”.
O livro tem capítulos escritos por mulheres solteiras, casadas, mães e empreendedoras. Toda a diversidade de perfis, busca a identificação com outras mulheres, que ao lerem o livro, podem encontrar as respostas para a própria superação.
Lançamento do livro ‘Sem Vergonha’
O livro ‘Sem Vergonha’ tem 128 páginas com surpreendentes capítulos que tratam de enfrentamento, medos, traumas e conflitos comportamentais. O lançamento da obra acontecerá no Centro Cultural Casa de Vidro, em Goiânia, às 17h, nesta quarta-feira (23/02).