Instabilidade

Apagão cibernético pode ter provocado atraso de voos em Goiás

Empresa relata 'instabilidade global" e pede que passageiros antecipem chegada ao aeroporto

No aeroporto de Goiânia, a expectativa é de que cerca de 333 mil pessoas passem pelo local em julho

O apagão cibernético que provoca atrasos e cancelamentos de voos ao redor do mundo nesta sexta-feira (19/7) pode ter afetado a agenda de dois voos com partida do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, capital de Goiás. De acordo com a companhia aérea Azul, viagens com destinos a Confins (MG) e Campinas (SP) registraram atraso de cerca de 40 minutos no início da manhã. No entanto, a empresa afirma que ainda não é possível atestar que os atrasos ocorreram por conta do apagão.

“Devido à instabilidade global em nossos sistemas de check-in o check-in digital está indisponível. Recomendamos que clientes com voo hoje cheguem ao aeroporto com maior antecedência. Atrasos de voos podem acontecer. Sabemos como isso pode afetar sua jornada e esperamos que o problema seja resolvido em breve”, diz comunicado da Azul divulgado nas redes sociais.

De acordo com a CCR aeroportos, administração do Aeroporto de Goiânia Santa Genoveva, as únicas instabilidades registradas em Goiânia são referentes à empresa Azul.

O Mais Goiás tentou contato com a Infraero e aguarda retorno.

Apagão cibernético

Ao redor do mundo, vários episódios de atraso e cancelamentos de voos foram registrados. Aeroportos do Reino Unido, Alemanha, Singapura, Hong Kong e estados Unidos tiveram as operações afetadas. Bolsas de valores e serviços bancários também tiveram problemas.

A situação teria relação com o uso do Sistema Operacional Windows pela empresa CrowdStrike, que fornece serviços de segurança digital. De acordo com a Microsoft, proprietária do Windows, o problema ocorreu durante uma atualização de sistemas de terceiros, mas o problema já foi resolvido. A empresa reconheceu, entretanto, que problemas residuais podem continuar ocorrendo.