Aparecida amplia horário de vacinação no sábado de Carnaval
A vacinação em Aparecida de Goiânia terá horário ampliado neste sábado (25) até as 16h.…
A vacinação em Aparecida de Goiânia terá horário ampliado neste sábado (25) até as 16h. Entretanto, o durante o feriado de Carnaval, na próxima segunda (28) e terça-feira (1), a aplicação de imunizantes no município vai parar. Será retomada somente na quarta-feira (2) de Cinzas.
Nesse sábado, a população terá acesso a todas as vacinas do calendário básico, além da Covid-19, até as 16h no Central de Imunização de Aparecida.
A coordenadora de Imunização de Aparecida de Goiânia, Renata Cordeiro, explica que normalmente os postos funcionam até as 13h nos sábados.
No entanto, diante do ponto facultativo de Carnaval, o horário foi estendido. Assim, os 34 postos voltarão a funcionar somente na quarta, quando a Central de Imunização volta a atender às 8h e as salas de vacinação das UBSs às 14h
Mutirão de vacinação contra a pneumonia
No sábado também é a última oportunidade para a população imunossuprimida ter acesso à imunização contra a pneumonia de forma facilitada. Geralmente, as vacinas Pneumo 13 e Pneumo 23, que protegem contra essa doença que acomete os pulmões, são aplicadas mediante a abertura de um processo.
Mas, durante toda essa semana, um médico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve a postos na Central de Imunização, avaliando os pacientes que se enquadravam nos critérios para recebimento das vacinas contra a pneumonia e, quando necessário, já encaminhava para recebimento dos imunizantes.
O atendimento do profissional continua amanhã, das 8 às 16h, sem necessidade de agendamento prévio. Os interessados devem levar comprovante de endereço, cartão de vacinação e receitas, exames e laudos, de qualquer época, que comprovem as enfermidades para ajudar na avaliação médica.
Apenas pessoas com as seguintes doenças ou condições poderão ser contempladas com essa vacinação, após avaliação médica: HIV/Aids, diabetes mellitus, doenças oncológicas, transplantados de órgãos sólidos, transplantados de células-tronco hematopoiéticas (TMO), asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas, fístula liquórica e derivação ventrículo peritoneal (DVP), implante de cóclea, imunodeficiências congênitas, nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica, pneumopatias crônicas, asma persistente moderada ou grave, Fibrose cística (mucoviscidose), cardiopatias crônicas, imunodeficiência devido a imunodepressão terapêutica, hepatopatias crônicas, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, trissomias e doenças de depósito.