Covid-19

Aparecida amplia programa de sequenciamento genômico após detecção de ômicron

Aparecida fez mais de 2.200 análises de conteúdo genético do vírus e realizou 405.146 testes PT-PCR na população

Foto: Claudivino Antunes - SecomAparecida

Aparecida anunciou a ampliação do programa de sequenciamento genômico após detecção da variante ômicron no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as amostras de exames PT-PCR realizadas no município e positivadas para Covid-19 coletadas a partir de 8 de dezembro serão sequenciadas. Aparecida já fez mais de 2.200 análises de conteúdo genético do vírus e realizou 405.146 testes PT-PCR na população.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca que a testagem em massa contribui para salvar vidas e reduzir o agravamento de casos, além de respaldar as decisões do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e monitorar a situação real da pandemia no município.

“Somado à testagem, o sequenciamento genômico aprimora nossas estratégias permitindo a identificação precoce das variantes do novo coronavírus que circulam na cidade e a tomada de medidas sanitárias específicas”, diz Alessandro.

52% dos testes PT-PCR feitos em Goiás foram realizados no município

Aparecida de Goiânia realizou 52% do total de testes PT-PCR no estado de Goiás deste o início da pandemia da Covid-19. O município fez o total de 405.146 testes considerados padrão ouro para a detecção do Coronavírus. Em Goiás o número de testes PT-PCR realizados foi de 775.586. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida e do Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde.

A proporção de testes realizados é de 67 a cada 100 mil habitantes em Aparecida de Goiânia. Enquanto esse número no Estado é bem menor: são feitos 0,01 testes para detecção da Covid-19 a cada 100 mil habitantes. O município adquire os testes através de uma parceria com um laboratório, com recursos próprios do erário.

Volume de sequenciamento genômico é variável, diz coordenadora

A diretora de Avaliação de Políticas de Saúde da SMS, Érika Lopes, responsável pelo programa de sequenciamento genômico, afirma que o volume de sequenciamentos realizados é variável e depende do cenário epidemiológico. Fatores como o número total de casos positivos, a circulação de variantes de preocupação, o número de hospitalizações e outros fatores influenciam no volume de sequenciamentos realizados nas amostras.

“Já houve semanas nas quais analisamos cerca de 20 amostras e em outras, chegamos a 111 análises. Considerando o período entre 7 de novembro e 4 de dezembro, por exemplo, dentre 199 RT-PCRs feitos pelo HLAGYN, o laboratório contratado, 74 amostras foram sequenciadas, o que representa 37,18% do total analisado”.

Érika Lopes diz que o Programa de Sequenciamento analisa amostras colhidas em residentes do município durante a realização do RT-PCR que tenham uma carga viral mínima e com os seguintes critérios: pacientes com suspeita de reinfecção, pacientes de baixo risco que precisaram de internação e pacientes aleatórios agrupados por semana epidemiológica.

Onde e como realizar o teste para Covid-19 em Aparecida?

Em Aparecida, o RT-PCR é realizado no Centro de Especialidades e nas UBSs Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro. Nas Unidades de Pronto Aatendimento (UPA) 24 horas e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados.

O morador de Aparecida que quiser realizar o teste deve ter agendamento prévio pelo aplicativo Saúde Aparecida (O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida, o aparecida.go.gov.br ), pelo telefone 0800-646-1590 ou por encaminhamento médico.