Aparecida amplia vacinação para pessoas com deficiência e acima de 50 anos
A prefeitura anunciou que aguarda nova remessa de vacinas da Pfizer ou CoronaVac para iniciar a vacinação de gestantes puérperas
A vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia passa para uma nova fase a partir da próxima quarta-feira (12). Serão contempladas pessoas com deficiência permanente inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) acima dos 50 anos, assim como pessoas da mesma faixa etária com comorbidades. Nesta terça-feira (10), no entanto, vacinação está paralisada em decorrência do feriado municipal.
A prefeitura anunciou que aguarda nova remessa de vacinas da Pfizer ou CoronaVac para iniciar a vacinação de gestantes puérperas acima de 18 anos (com ou sem comorbidades). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou suspensão de vacinação desses grupos com a AstraZeneca. Assim, as mulheres que já haviam agendado devem aguardar.
Para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas nessa etapa e ter acesso à vacina, é indispensável a apresentação de laudo médico. Formulários oferecidos pela prefeitura estão disponíveis nas 40 Unidades Básicas de Saúde do município.
Na fase 2 das comorbidades são contempladas, nesta semana:
– Pessoas com comorbidades acima de 50 anos;
– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 50 anos de idade;
Onde se vacinar
Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:
– Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h);
– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h).
Com agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:
– UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim.
Comorbidades contempladas
Seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias.
Além de doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.
2ª Dose
A aplicação da segunda dose dos imunizantes segue normalmente na cidade, disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação