Aparecida apresenta 1 morte por Covid em 24h, mas média móvel de óbitos tende a crescer
Aparecida registrou apenas uma morte por complicação de Covid-19 no período de 24 horas, entre…
Aparecida registrou apenas uma morte por complicação de Covid-19 no período de 24 horas, entre o dia 15 e 16 de junho. A morte unitária pela infecção neste período não acontece desde o dia 7 de fevereiro. Apesar do número baixo de óbitos em 24 horas, a média móvel de mortes por Covid-19 no município segue tendência de crescimento há cinco dias. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os dias 14 e 15 de junho, cinco pessoas perderam a vida em decorrência de complicações de Covid-19 na cidade. Na última semana esse número variou de três a seis mortes em intervalos de 24 horas. Já na semana anterior, entre os dias 1º e 6 de junho, a variação de mortes causadas pela infecção em períodos de 24 horas foi menor: entre 3 e 4.
Tendência
A tendência de queda, estabilidade ou crescimento nas curvas de média móvel de óbitos é registrada a partir de cálculos matemáticos. Se a média móvel do dia analisado tiver variação, para mais, superior a 15% da média móvel registrada há 14 dias, significa que há tendência de crescimento do indicador. Se a variação positiva for inferior a 15%, a tendência é de estabilidade. No entanto, se a variação superior a 15% for para menos, a tendência é de queda.
No dia 2 de junho, a média móvel de óbitos em decorrência da Covid-19 em Aparecida estava em 3,57 mortes diárias. O aumento do índice 14 dias depois, registrado no boletim epidemiológico do dia 16 de junho foi superior a 15% e alcançou 4,5 mortes diárias. O aumento representa tendência de crescimento na curva da média móvel de mortes pela infecção no município.