Aparecida cadastra artistas e entidades culturais que atuam na cidade
A Secretaria Municipal de Cultura de Aparecida realiza entre os dias 24 e 31 de…
A Secretaria Municipal de Cultura de Aparecida realiza entre os dias 24 e 31 de agosto um novo cadastramento de artistas individuais, coletivos e entidades culturais locais. A iniciativa visa identificar e mapear artistas e produtores de diversos segmentos culturais que atuam na cidade, além de garantir o acesso aos benefícios da Lei Aldir Blanc.
O Mais Goiás já mostrou que a intenção da prefeitura é produzir um mapa com geolocalização para acompanhamento e destinação de recursos para a área.
A Secretaria de Cultura preparou um cronograma com locais e dias alternados para fazer o cadastramento, dar orientações sobre a Lei Aldir Blanc, e assim atender a todos. Podem se cadastrar artistas, trabalhadores da área da Cultura, Micro e pequenas empresas culturais, Cooperativas e instituições culturais da Sociedade Civil, Organizações culturais comunitárias e Espaços culturais da Sociedade Civil.
O superintendente de cultura de Aparecida, Weyder Moreira, explica que a princípio o levantamento servirá para cadastramento para aplicação da Lei Aldir Blanc. No entanto, não ficará restrita a isso. A intenção do município e estabelecer um mapeamento justamente para ampliar o acesso a editais de cultura e recursos para fomentar as atividades culturais.
No ano passado, por exemplo, 300 fizeram o cadastro em Aparecida e 246 foram contemplados com recursos emergenciais advindos da Lei Aldir Blanc, dos quais 52 eram espaços culturais. A expectativa é que no novo levantamento o número seja três vezes maior. “Esperamos contemplar pelo menos 500 artistas e espaços culturais”, aponta Weyder Moreira.
Cadastro via online
Para quem preferir não se deslocar em um dos pontos de cadastramento, o cadastro também pode ser feito via internet mediante criação de login e senha para acesso. No cadastro, o interessado deve informar contatos pessoais, endereço, tempo de atuação, atividades realizadas para a comunidade e anexar documentos que comprovem a atividade em Aparecida.
O cadastro é feito em cinco etapas, sendo “identificação”, “classificação como agente, entidade ou coletivo”, “anexos e portfólio”, “área de atuação” e, exclusivo para entidades, “estrutura física”, sendo as quatro primeiras obrigatórias.
Segundo o secretário, o maior volume de informações contribui para certificação como ponto municipal de cultura. “O preenchimento do cadastro é algo simples, pois o site é bem explicativo. Os interessados devem fornecer o maior volume de dados possível. O preenchimento de todos os campos do cadastro irá facilitar o mapeamento de artistas ou coletivos culturais”, completou o secretário.
Confira o cronograma de atendimento para o Cadastro Cultural:
Terça e quarta-feira – 24 e 25/08 (8h30às 11h30 /13h às 17h)
• Cras Jd. Tiradentes – R. 10, 889-949 – Jardim Tiradentes
• Cras Madre Germana – Rua Avenida Silvio Gomes – Setor Madre Germana I
Quinta e sexta-feira – 26 e 27/08 (8h30às 11h30 /13h às 17h)
• Casa do Empreendedor Cidade Livre – Av. Independência, qd 02 – lt 03 – Cidade Livre
• Casa do Empreendedor Garavelo – Piso 2 do Shopping Center Garavelo
Domingo – 29/08 (14h às 18h)
• Associação Roda de Violeiro do Estado de Goiás em Aparecida de Goiânia (ROVEG) – Rua Dona Adelaide Monclar, Quadra48 Lote 05, Parque Veiga Jardim
Segunda e terça-feira – 30 e 31/08 (8h30às 11h30 /13h às 17h)
• Centro Municipal de Educação Profissional (CMEP) – Rua Pindorama, Quadra 37A, Lotes 01 e 02 – Vila Brasília
Segunda a sexta-feira – de 23 a 31/08 (8h30às 11h30 /13h às 17h)
• Praça CEU das Artes João Natal de Almeida – Av. Bela Vista – Parque Flamboyant
• Praça CEU das Artes Orlando Alves Carneiro – Av. V 05 com Av. V 01 Cidade Vera Cruz ll
• Secretaria de Cultura de Aparecida (Centro de Cultura e Lazer José Barroso) – R. Gervásio Pinheiro, 232-300 – Res. Village Garavelo