Aparecida começa a vacinar idosos com mais de 80 anos na segunda-feira
A partir de segunda-feira (15), Aparecida de Goiânia começa a vacinar contra a Covid-19 os…
A partir de segunda-feira (15), Aparecida de Goiânia começa a vacinar contra a Covid-19 os idosos com mais 80 anos. Segundo o prefeito Gustavo Mendanha (MDB), neste sábado (13) a cidade realiza um mutirão para finalizar os atendimentos aqueles com mais de 85.
“Aqueles com mais de 85 anos que não tiverem vacinado, ainda poderão se vacinar. Basta agendar pelo aplicativo da prefeitura ‘Saúde Aparecida'”, destacou.
Além disso, o prefeito adianta que já dialoga com fornecedores e possui, em caixa, o equivalente a 400 mil vacinas. Contudo, para adquirir essas doses por conta própria ele depende de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) – motivada por ação do governador da Bahia Rui Costa (PT) – para compra direta dos imunizantes. Assim, a estimativa de Gustavo com a liberação do STF, é vacinar todos os aparecidenses.
Gustavo, lembra, ainda, que os governos Federal e do Estado vão disponibilizar mais 200 mil doses. “Com isso, poderemos vacinar a população de Aparecida o mais rápido possível, obedecendo os grupos prioritários”, diz otimista.
Aplicativo
Pelo app Saúde Aparecida é possível agendar a vacinação em três postos fixos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade. São elas: UBS Andrade Reis (Av.dos Girassóis, APM 03, Quadra 11 – Setor Andrade Reis); UBS Bairro Cardoso (Av. Emb., S/N – Cardoso Continuação); e UBS Jardim Olímpico (Av. Monte Carlo, 149-219 – Jardim Olímpico).
Há, ainda, a possibilidade de imunização em domicílio, por meio de agendamento no telefone (62) 3545-5868 e dois pontos drive-thru: na Cidade Administrativa (Rua Gervásio Pinheiro, APM – Residencial Solar Central Park); e no Centro de Especialidades (Avenida C-6, no Setor Jardim Boa Esperança).
Fases
Ao todo, o plano de vacinação possui cinco fases. Na primeira, recebem a imunização profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento da Covid-19, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e indígenas.
Ainda na primeira, mas após estes, guardas municipais, agentes funerários, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e estudantes de cursos de Saúde que fazem estágio na área. Na segunda, entram os idosos que não vivem em asilos (começando pelos com mais de 80, depois de 79 a 75; 74 a 70; 69 65; e 64 a 60), além dos presos e agentes carcerários.
Na terceira é a vez das pessoas cujos problemas de saúde podem agravar o quadro da Covid-19 e os moradores de rua. Já na quarta, trabalhadores dos serviços essenciais serão imunizados. Na quinta e última, os demais.
Vacinação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas, no País, no último dia 17, e o governador Doria iniciou a vacinação no mesmo dia, antes da distribuição Ministério da Saúde — ato classificado pelo ministro Eduardo Pazuello como ilegal.
Em Goiás, a primeira vacina contra a Covid foi ministrada na tarde do dia 18 janeiro, justamente, em Anápolis. A pessoa escolhida foi Maria Conceição da Silva, de 73 anos, moradora do abrigo Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva.