Aparecida começa a vacinar pessoas de 48 anos ou mais nesta terça (15)
A Prefeitura de Aparecida começa a vacinar população com idade superior a 48 anos com…
A Prefeitura de Aparecida começa a vacinar população com idade superior a 48 anos com imunizantes contra Covid-19 a partir desta terça-feira (15). A vacinação desse grupo e dos grupos de prioridades continua nos pontos de vacinação drive-thru e nas seis Unidades Básicas de Saúde que funcionam como pontos de vacinação no município.
A gari Bernadete Monteiro da Silva, 48 anos, recebeu a primeira dose da vacina em Aparecida e diz que a imunização alivia a ansiedade que ela sentia para ser vacinada. “Foi uma espera muito difícil; quase todo mundo da minha família já pegou [Covid-19]”, contou a servidora que mora no Bairro Independência.
Para ser vacinado, pessoas que compõem a faixa etária convocada e os grupos prioritários ou sem doenças preexistentes podem buscar um dos postos de vacinação da modalidade drive-thru da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Para receber o imunizante nestes pontos, não é necessário agendamento. O horário de funcionamento dos postos de vacinação é das 8h às 17h.
Quem preferir ser vacinado nas Unidades de Saúde (UBS’s) poderá ir também como pedestres. As seis unidades de saúde que estão oferecendo a vacinação estão localizadas nos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização.
Para se vacinar nas UBSs é necessário agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso ao app pode ser feito pelo site da Prefeitura. As vagas são liberadas diariamente, ao fim do dia. Ao todo, o município já aplicou 172.426 doses, entre a primeira e segunda dose.
Adesão
A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Aparecida, Renata Cordeiro, avalia como satisfatória a adesão da população à vacinação contra Covid-19. Aparecida está com estoque de 8 mil doses para serem aplicadas como primeira dose.
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar entre seis mil a sete mil pessoas da faixa etária que está sendo convocada para imunização. De acordo com a SMS, o estoque pode deve durar até terça (15) ou quarta-feira (16), a depender da demanda de vacinação.
Reforço
Renata Cordeiro afirma ainda que a partir da próxima semana, quem recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca/FioCruz já poderá receber a dose de reforço. “Mesmo que já tenha passado alguns dias, a pessoa deve procurar um dos postos para se vacinar e completar o seu esquema vacinal”, destaca a coordenadora de imunização do município.
Segunda dose
Já para receber a segunda dose da vacinação contra Covid-19 continua ocorrer no ponto drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h ou aos sábados das 8h às 17h. Para receber o reforço da imunização é necessário estar no período correto para receber a segunda dose, indicada no cartão de vacinação.
Para receber a segunda dose da vacina, é necessário estar portando documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Para a segunda dose do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no posto drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.
Normas para vacinação em Aparecida
- Caminhoneiros
Devem comprovar moradia no município de Aparecida de Goiânia;
Documentos: CNH das categorias D ou E (constando que exerce profissão remunerada);
Comprovante de endereço nominal (precisa estar no nome do trabalhador).
- Trabalhadores da educação
Devem trabalhar no município de Aparecida de Goiânia;
Trabalhadores de ensino básico e superior (rede pública e privada);
Documentos: pessoal com foto; CPF ou Cartão SUS; comprovante de atuação profissional no município, contracheque ou declaração constando local e período de atuação.
- Trabalhadores do transporte aéreo, metroviário, ferroviário e aquaviários
Funcionários das companhias aéreas nacionais e dos aeroportos e dos serviços auxiliares ao transporte aéreo (aeroportuários);
Funcionários das empresas metroferroviárias de passageiros e cargas, e navegação;
Documentos: pessoal com foto; CPF ou Cartão SUS; comprovante de endereço e comprovante de atuação na área, carteira profissional ou contra cheque; e credenciamento aeroportuário válido conforme o decreto 7.168/2010 e RBAC 107 da ANAC.
- Profissionais de saúde
Devem atuar ou morar no município de Aparecida de Goiânia;
Documentos: pessoal com foto; CPF ou cartão SUS e comprovante de atuação profissional;
Locais de vacinação: exclusivamente por agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso
Devem atuar no município de Aparecida de Goiânia
Documentos: CNH
Locais de vacinação: exclusivamente in loco, em postos organizados pela SMS. As informações de dia, horário e local da imunização serão repassadas aos responsáveis pelas empresas de transporte após cadastro realizado junto à Secretaria.
- Trabalhadores industriais
Devem atuar no município de Aparecida de Goiânia
Trabalhadores com atuação em indústrias e construção civil
Documentos: pessoal com foto e CPF ou Cartão SUS.
Locais de vacinação: exclusivamente in loco, em postos organizados pela SMS. As informações de dia, horário e local da imunização serão repassadas aos responsáveis pelas empresas após cadastro realizado junto à Secretaria.
- Trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
Devem atuar no município de Aparecida de Goiânia
Documentos: pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS; comprovante de endereço, comprovante de atuação na área, carteira profissional ou contra-cheque; ou exercício na função.
Locais de vacinação: exclusivamente in loco, no local de trabalho, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Pessoas com comorbidades
- Gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) com comorbidades que tenham 18 anos ou mais;
- Pessoas com síndrome de Down que tenham 18 anos ou mais;
- Pessoas com doença renal crônica que esteja fazendo diálise e que tenham 18 anos ou mais;
- Pessoas com deficiências permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Pessoas com doenças neurológicas;
- Pessoas com comorbidades;
Documentos: pessoal com foto; CPF ou Cartão SUS; comprovante de endereço; laudo médico ou comprovante legal da doença ou condição permanente.
Laudos médicos aceitos
Devem ter validade máxima de até 1 ano;
Pessoas com síndrome de Down não precisam apresentar laudo médico. Traços e características visíveis comprovam;
Gestantes e puérperas com comorbidades também precisam apresentar prescrição médica.