Aparecida completa 300 mil testes para diagnóstico da Covid-19
Aparecida de Goiânia ultrapassou na quarta-feira (16) 300 mil testes de diagnosticos para a Covid-19.…
Aparecida de Goiânia ultrapassou na quarta-feira (16) 300 mil testes de diagnosticos para a Covid-19. Só na semana passada, a Prefeitura de Aparecida realizou mais de 7,2 mil testes RT-PCR. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cidade tem capacidade para fazer até 1,5 mil testes diários, conforme a demanda.
Na análise dos casos confirmados, Aparecida tem menos diagnósticos positivos (68.896), por exemplo, do que Florianópolis (85.166) e Porto Velho (77.299). São capitais que, apesar de possuírem populações menores, 508.826 habitantes e 539.354 moradores, respectivamente, têm mais casos confirmados em relação ao município da Região Metropolitana.
O índice Desafios da Gestão Municipal, calculado pela Macroplan com dados dos 100 maiores municípios brasileiros, mostra que até 15 de junho Aparecida tinha uma taxa de letalidade de 2,0%. Esse percentual coloca Aparecida no grupo das 10 grandes cidades do país com menor taxa de letalidade.
A Secretaria Municipal de Saúde considera essenciais as ações preventivas, como o distanciamento social; o monitoramento de casos leves através da telemedicina; e a oferta de leitos exclusivos para Covid, tanto de enfermaria quanto de UTI, se convergem para evitar também as mortes pela doença.
Agendamento
A pessoa que apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas positivadas para Covid pode agendar o teste pelo aplicativo Saúde Aparecida. O acesso é feito pelo site da Prefeitura de Aparecida (aparecida.go.gov.br). No aplicativo, o paciente faz o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS.