DELTA

Goiás tem 26 casos da variante Delta após Aparecida confirmar mais 12

Os novos pacientes com a cepa (inicialmente encontrada na Índia) foram diagnosticados no último dia 16 de agosto

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia informou que identificou mais 12 casos da variante Delta da Covid-19 no município. Com as novas, a cidade já tem 16 casos confirmados. São 26 ao todo em Goiás. Os novos pacientes com a cepa (inicialmente encontrada na Índia) foram diagnosticados no último dia 16 de agosto.

De acordo com a prefeitura, os infectados, dentre esses doze, são sete do gênero feminino e cinco do masculino, fizeram os exames RT-PCR de detecção da covid-19 na primeira quinzena deste mês e têm idades que variam dos 6 aos 65 anos de idade. A descoberta foi feita pelo Programa de Sequenciamento Genômico da Prefeitura de Aparecida, trabalho iniciado em abril deste ano e já consolidado como rotina na SMS.

Agora, Goiás já tem 26 casos da Delta confirmados: Quatro em Goiânia; um em Santo Antônio do Descoberto; dois em São João D’Aliança; dois em Mimoso de Goiás; um em Valparaíso e 16 em Aparecida.

Transmissão comunitária da variante Delta

O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, reafirmou que a variante delta já está em transmissão comunitária em Aparecida e acrescentou, ainda, que já comunicou as novas detecções à Secretaria Estadual de Saúde (SES). “Estamos diante de uma variante muito contagiosa. A Fiocruz já apontou que a delta estava presente, em junho, em 2,3% dos casos no Brasil, já em julho esse percentual subiu para 21,5%. É vital identificá-la o mais cedo possível para fazer o bloqueio e deter a disseminação do vírus. Até aqui, percebemos que os sintomas da delta se assemelham, muitas vezes, a resfriados, alergias ou crises de sinusite, e isso faz com que muitos subestimem o perigo,” afirma o gestor.