BOLETIM

Aparecida de Goiânia está há cinco dias sem mortes por covid-19

Ao todo são 92.644 casos confirmados de Covid-19 e 1.754 mortes em Aparecida de Goiânia

Foto: Claudivino Antunes - Divulgação

Aparecida de Goiânia não registra óbitos por Covid-19 há cinco dias. De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, a última morte causada pelo coronavírus na cidade ocorreu na sexta-feira (10). Desde então, não houve mais registros.

Ao todo são 92.644 casos confirmados de Covid-19 e 1.754 mortes em Aparecida de Goiânia. Na última sexta-feira, o número de casos registrado foi de 92.611, ou seja, neste cinco dias foram 33 contaminações anotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, porém mortes.

O gráfico de óbitos se mantém estável desde o fim de setembro. Naquele mês, a Secretaria Municipal anotou 50 mortes no mês, com média de 1,6 por dia. No dia 1º de setembro foram três, e a partir de então duas por até o dia 22, quando diminuiu para uma morte diária até o final do mês.

Já em outubro, foram contabilizadas exatamente 31 mortes. Uma por dia. A média desde então segue sendo de uma por dia. Até o momento, dezembro conta com 10 mortes.

O avanço na vacinação é considerado um dos principais motivos da queda nos indicadores da pandemia na cidade.

Chegada da variante ômicron em Aparecida de Goiânia

Embora o cenário seja mais tranquilo em relação por exemplo à segunda onda, a chegada da variante ômicron do coronavírus Sars-Cov-2 causa preocupação em em Aparecida de Goiânia, onde a variante delta demorou apenas dois meses depois de identificada para ser prevalente entre os casos no município. A diretora de Avaliação de Políticas de Saúde de Aparecida de Goiânia, Érika Lopes, aponta que apesar da apreensão, o município tem plano de ação para contê-la.

Aparecida identificou dois casos de contaminação pela variante ômicron. Nos dias 8 e 9 de dezembro duas mulheres residentes em Aparecida testaram positivo para o coronavírus e informaram que tiveram contato com um casal de missionários vindos de Luanda, na África.

Monitoramento da ômicron

Aparecida anunciou a ampliação do programa de sequenciamento genômico após detecção da variante ômicron no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as amostras de exames PT-PCR realizadas no município e positivadas para Covid-19 coletadas a partir de 8 de dezembro serão sequenciadas. Aparecida já fez mais de 2.200 análises de conteúdo genético do vírus e realizou 405.146 testes PT-PCR na população.