TRÂNSITO

Aparecida de Goiânia implanta 80 novos radares para diminuir acidentes na cidade

Controle de velocidade nas vias públicas tem por objetivo proteger a vida e melhorar mobilidade

A prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou a instalação de 80 equipamentos redutores de velocidade em vários pontos da cidade, os radares. Segundo a administração municipal, a medida visa diminuir o alto índice de acidentes de trânsitos no município.

Foram registrados mais de 1,5 mil acidentes em Aparecida no primeiro semestre, segundo a prefeitura. O número diz respeito apenas aos casos que constam em ocorrência e que geraram busca pela rede municipal de saúde — ou seja, com vítimas (com ferimentos ou fatais).

Além das lombadas, a Secretaria Municipal de Trânsito de Aparecida também investe na sinalização das vias, implantando faixas e placas para orientar os condutores de veículos.

O secretário Avelino Marinho aponta que a justificativa maior é a diminuição da velocidade dos veículos, o que, consequentemente, resulta no menor índice de acidentes. Neste sentido, os pontos escolhidos para a instalação dos equipamentos são aqueles que oferecem maior risco.

“Escolhemos pontos onde há altos índices de acidentes e em que há necessidade de se diminuir a velocidade, como faixas de pedestres, onde há retornos e existência de comércio, com movimentação de pessoas muito grande. Além disso, as vias com trânsito de rolamento pesado, que são eixos em que há possibilidade de que o condutor aumente a velocidade”, destaca.

Alguns pontos que recebem a fiscalização eletrônica são: Avenida Independência, na Cidade Livre; Avenida São Paulo, Vila Brasília; Avenida Brasil, Parque das Nações; Avenida Jataí, Jardim Bela Vista; Avenida Igualdade, Garavelo; Avenida Bela Vista, Jardim Bela Vista; Avenida São João, Cruzeiro; Avenida J2, Veiga Jardim. Entre outras.

A prefeitura destaca que a intenção não é multar o condutor, mas gerar conscientização. Por isso, em um primeiro momento haverá a instalação dos equipamentos, depois campanhas de conscientização e, então, autuações.