ALERTA

Aparecida investiga se morte de macacos tem a ver com febre amarela ou raiva

Mortes de três primatas acendeu alerta na Secretaria Municipal de Saúde

Pelo menos três micos apareceram mortos no domingo (11) no Jardim Paraíso, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. A morte de macacos é considerada sinal de alerta para a presença da febre amarela ou raiva em perímetros urbanos. A Secretaria Municipal de Saúde  investiga o caso.

A dona de casa Neila de Lourdes Assis afirma que o vizinho havia relatado que um mico aparecera aparentando estar doente. Dias depois morreu. Já no domingo outros dois animais apareceram mortos no quintal da casa dela. O local é próximo a uma mata e ao Córrego Santo Antônio.

“Convivemos bem com os animais, que sempre nos visitam”, explica Neila. “Suspeito que pode ser algum tipo de envenenamento ou algo assim. Mas é preocupante, pois pode ser febre amarela”, diz.

No ano passado, pelo menos 12 macacos apareceram mortos na Região Metropolitana em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Dois deles em Aparecida. Na ocasião ficou comprovado que se tratava de mortes causadas pela febre amarela.

Servidor de Aparecida busca macacos mortos no Jardim Paraíso

Análise

Os animais encontrados no domingo foram recolhidos na manhã desta segunda-feira (12) por técnicos do Centro de Zoonozes. A equipe fez o registro da ocorrência e já se mobilizou para o local. O procedimento nesses casos prevê que os animais mortos sejam recolhidos para a coleta de amostras de materiais que são encaminhadas a laboratórios oficiais para pesquisa de raiva e febre amarela.