Aparecida de Goiânia ultrapassa 400 mil testes para diagnóstico de covid-19
Índice de positividade de 11,50% é o menor de 2021, indicando desaceleração da pandemia
Aparecida de Goiânia realizou 400.274 testes RT-PCR desde o início da pandemia de Covid-19 até a última segunda-feira (22). Segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde, de quinta-feira (25), a cidade possui 266 casos ativos, que estão hospitalizados ou monitorados por telemedicina, oxímetros e exames. São 92.414 casos confirmados, e 1.738 óbitos causados em decorrência do coronavírus. Uma morte foi confirmada nas últimas 24h.
Dos 11.573 testes de RT-PCR realizados pela Prefeitura de Aparecida no último mês de outubro, 1.331 tiveram resultado positivo para a Covid-19. O índice de positividade de 11,50% é o menor de 2021, indicando desaceleração da pandemia. Contudo, a pasta alerta e reforça a importância da vacinação e das outras medidas de prevenção da doença.
O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, destaca que “a fórmula do enfrentamento à pandemia em Aparecida tem muitas bases: monitoramos casos confirmados, realizamos exames laboratoriais, emprestamos oxímetros, implantamos fluxos, desenvolvemos um aplicativo de agendamento e criamos novos leitos de UTI e de enfermaria específicos. Tudo isso somado à testagem que contribui para o diagnóstico precoce e ajuda a evitar o colapso dos leitos de UTI na cidade e o agravamento dos quadros clínicos.”
Onde e como fazer o teste em Aparecida de Goiânia?
Quem apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas diagnosticadas com a Covid-19 pode solicitar o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida.
O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida. Além disso, o agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590. “Em Aparecida, o exame RT-PCR é realizado nos postos de drive-thru da Cidade Administrativa e do Hospital Garavelo e nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro.
Em todos esses locais o teste só é realizado mediante agendamento prévio. Nas UBSs também é possível fazer mediante encaminhamento médico. Já nas UPA’s 24h e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados”, informa a superintendente.
Ocupação de taxa de leitos
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde está em 36% e as enfermarias têm ocupação de 13%.