Fiscalização

Em um mês, Aparecida apreende mais de 500 carretéis de linhas cortantes

Em um mês, a Guarda Civil Municipal de Aparecida (GCM) apreendeu centenas de pipas e…

Em um mês, a Guarda Civil Municipal de Aparecida (GCM) apreendeu centenas de pipas e carretéis de linhas cortantes em vários bairros da cidade. As operações ocorreram entre os dias 19 de junho e 19 de julho e fazem parte da 10ª edição da campanha “A Vida Por um Fio”, iniciada no dia 19 de junho. O objetivo da ação é coibir a comercialização e o uso de linhas perigosas na brincadeira de empinar pipa em Aparecida.

Em 30 dias foram apreendidas 512 pipas e 537 carretéis de linhas com cerol. O a linha de cerol ou linha “chilena” ou “indonésia” é fabricada a partir da mistura de vidro moído e cola. Esses objetos se tornam extremamente cortantes e são usados como ‘lâminas” nas competições de pipeiros. Até o momento, os bairros que apresentaram maior número de denúncias são Jardim Tiradentes, setor Colina Azul e Parque Trindade.

“Brincadeira” Mortal

“Não é uma brincadeira empinar pipa com linhas perigosas e que oferecem risco à vida das pessoas. Por isso, nossas equipes da Guarda Civil estão nas ruas autuando na conscientização e apreendendo esse tipo de material, que é ilegal e perigoso”, disse o secretário de Segurança Pública de Aparecida, Roberto Cândido.

O comandante da Guarda Civil de Aparecida, inspetor Weber Júnior, alerta que é proibido empinar pipa com linhas cortantes no município. “Esse tipo de linha pode, inclusive, ceifar vidas. São centenas de materiais apreendidos até o momento e isso mostra que algumas pessoas ainda insistem em descumprir normas de segurança. É importante lembrar que temos uma legislação municipal que não permite o uso e comercialização desse tipo de linha em nossa cidade”, declarou.

De acordo o comandante, a operação deve continuar por todos os bairros da cidade até o final de agosto, período considerado mais propício para empinar pipas. Os aparecidenses podem registrar denúncias ao flagrar pipeiros usando linhas cortantes por meio do telefone da Guarda Civil (153) ou por mensagem de textopara o WhatsApp 3545-5992.

Legislação

A Lei Municipal nº 3.393/2017 que regulamenta a brincadeira de empinar pipa e similares em Aparecida veda a comercialização e utilização de “linha cortante, cerol ou vidro moído” na modalidade recreativa. O comerciante que for flagrado vendendo esse tipo de objeto terá o material apreendido e será encaminhado à autoridade policial. A multa prevista para a infração é de R$ 3 mil.