IMBRÓGLIO

Aparecida de Goiânia continua com vacinação em adolescentes, mesmo com recuo do Ministério

Munícipio segue a orientação do governo do Estado e realiza a imunização normalmente na cidade

Aparecida de Goiânia continua com vacinação em adolescentes, mesmo após Ministério voltar atrás (Foto: Enio Medeiros - Divulgação)

Embora o Ministério da Saúde tenha recomendado aos municípios suspender a vacinação de adolescentes com menos de 18 anos contra a covid-19, a prefeitura de Aparecida de Goiânia decidiu que vai continuar a aplicar doses de imunizante na população que tem essa idade. Em nota, Aparecida diz que um dos motivos que a levaram a tomar essa decisão foi o posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde, também contrário ao ministério.

No momento, Aparecida de Goiânia aplica a primeira dose em pessoas com mais de 17 anos. Adolescentes de 12 a 17 anos que se enquadrem nos seguintes grupos também estão sendo imunizados:

  • Gestantes e puérperas;
  • pessoas com deficiência permanente;
  • jovens que estejam em cumprimento de medida socioeducativa

Adolescentes podem vacinar contra Covid-19 em Aparecida de Goiânia?

Sendo assim, qualquer morador com mais de 17 anos (adolescentes precisam estar acompanhados de um adulto responsável) poderá agendar o serviço em um dos 11 postos espalhados pela cidade, sendo dez Unidades Básicas de Saúde (UBS´s): Mansões Paraíso, Colina Azul, Bandeirantes, Parque Trindade, Cruzeiro do Sul, Cândido de Queiroz, Retiro do Bosque, Anhambi, Veiga jardim e Andrade Reis.

Os postos funcionam das 8h às 16 horas, e a Central de Imunização, que oferece a vacinação das 8h às 18 horas. O acesso ao aplicativo pode ser feito pela plataforma android ou pelo site da prefeitura. As vagas para o Mutirão serão liberadas ainda nesta quinta-feira (16), a partir das 17 horas.

Recomendação da Secretaria para a vacinação de adolescentes

O Estado, através do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), já solicitou esclarecimentos sobre o assunto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aguarda posicionamento.

A Anvisa já havia autorizado a imunização de adolescentes. O próprio Ministério da Saúde recomendou por meio de nota divulgada no dia 2 de agosto o início da vacinação no grupo etário a partir de 15 de setembro. Mas na data prevista, sem dar maiores explicações, voltou atrás e emitiu nota contrária à aplicação no grupo.

“Em Goiás, por enquanto, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, por ordem decrescente de idade, segue sem alterações, ou seja, não há suspensão da aplicação da vacina Pfizer na população deste grupo etário no Estado”, diz a nota oficial da secretaria estadual.

Veja a nota completa da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde de Aparecida esclarece que segue a orientação do Estado de Goiás sobre a vacinação em adolescentes. Sendo assim, por enquanto, a Campanha ocorre normalmente na cidade.
No momento, Aparecida está aplicando a primeira dose em pessoas com mais de 17 anos.
Adolescentes de 12 a 17 anos que se enquadrem nos seguintes grupos: gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente e jovens que estejam em cumprimento de medida socioeducativa, também estão sendo imunizados.