Aparecida de Goiânia ganha lei para instalação de espaços de convivência para cães
Pet Place serão equipados com rampa sobe e desce, prancha de equilíbrio, obstáculos, salto entre outros equipamentos
A prefeitura de Aparecida de Goiânia sancionou projeto de lei que prevê a instalação de espaços de convivência para cães e outros animais domésticos (pets places) em parques, praças e áreas de lazer em Aparecida de Goiânia. A sanção foi assinada pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB) nesta quarta-feira (15). Outro projeto parecido foi aprovado na Câmara Municipal, mas acabou vetado pelo emedebista.
A Lei sancionada pelo Poder Executivo será regulamentada para que sejam estabelecidas quais secretarias da administração serão responsáveis pela execução e escolha dos pontos onde serão instalados os espaços de convivência para animais, além de estabelecer diretrizes para implantação e funcionamento.
Ainda de acordo com o texto, os espaços de convivência para cães (ou pet place) serão equipados com rampa sobe e desce, prancha de equilíbrio, obstáculos, salto entre outros equipamentos.
Como funciona os espaços para convivência para cães?
O projeto de lei aprovado na Câmara Municipal e sancionado pela prefeitura indica que os pet places deverão ser instalados preferencialmente em parques, áreas de lazer, dentre outros ambientes similares, e que poderão ser equipados com rampa sobe e desce, pula pneu, prancha de equilíbrio, obstáculos, salto, entre outros equipamentos.
A prefeitura justifica que em muitos casos os donos de animais de estimação não possuem espaços adequados para brincar com eles, o que, eventualmente, pode aumentar os casos de estresse nos animais.
“A partir dessa realidade é que surgiu a necessidade de destinar um local público para recreação de animais, onde famílias poderão ter momentos de lazer com seus cães, podendo, inclusive, deixá-los brincar à vontade sem ter a preocupação de fugirem”, diz a Prefeitura em sua justificativa.
No semestre passado a Câmara já havia aprovado proposta semelhante, de autoria da vereadora Camila Rosa (PSD), que criava o ParCão, centro de convivência animal. A matéria acabou sendo vetada pela prefeitura, por vício de iniciativa
Convênios com empresas para pets places
Para implantar estes espaços, a Prefeitura de Aparecida irá firmar convênios com empresas que poderão expor suas marcas no local, conforme previsto na legislação.