Com auxílio de videomonitoramento, GCM evita furto em Aparecida
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia precisou de aproximadamente dois minutos para…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia precisou de aproximadamente dois minutos para coibir furto em andamento na Escola Municipal Francisco Rafael, no Conjunto Planície. A CGM impediu o roubo após a central visualizar a ação dos bandidos pelo sistema de videomonitoramento implantado na cidade. Nada foi furtado por três menores que pularam o muro da instituição de ensino no dia 7 de fevereiro.
A movimentação estranha do lado externo da escola foi registrada pelos operadores do sistema de vigilância remota, às 17h21, quando os infratores pularam o muro. Ao flagrar a invasão, a central acionou imediatamente uma equipe da CGM que patrulhava a região. Dois minutos após, às 17h23, agentes de segurança já estavam no local para coibir a prática criminosa.
Logo que chegaram ao local, dois agentes da corporação pularam o muro e apreenderam os três infratores antes que algum objeto fosse furtado ou a unidade escolar sofresse com alguma ação de vandalismo. A ocorrência de tentativa de furto foi registrada no 4º Distrito Policial no Setor Garavelo. “Com auxílio da tecnologia, através das imagens em tempo real, nossas equipes agiram rapidamente, impedindo que os infratores levassem alguma coisa da escola”, destaca o comandante da GCM, Weber júnior.
O secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, reforça a importância do sistema de vigilância à distância. “Esse trabalho sincronizado entre a central que monitora a cidade e as equipes que estão nas ruas permiti ação rápida e eficiente. Assim, conseguimos chegar ao local da ocorrência rapidamente. Foi exatamente isso que aconteceu neste caso”, pontua o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido.