SAÚDE

Com mais de 12 mil casos de dengue, Aparecida promove ‘semanão’ contra Aedes

Na tentativa de conter o avanço da dengue na cidade, a prefeitura de Aparecida de…

Na tentativa de conter o avanço da dengue na cidade, a prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza até sábado (28) o ‘semanão’ contra o Aedes no Setor Garavelo. A ação tem objetivo de reforçar o trabalho de prevenção sobretudo nas residências do bairro. A cidade possui 12 mil casos registrados da doença.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que o Setor Garavelo é o terceiro bairro com maior número de caos da doença no município, com 278 registros. Uma dos motivos para essa predominância da doença é quantidade de imóveis: o bairro possui mais de 11.500 imóveis catalogados.

Para isso, 30 agentes de saúde irão percorrer as casas do bairro, a partir desta segunda-feira (23), até o próximo sábado (28), para vistoriar e dar orientações de sobre medidas de prevenção ao inseto.

Casos

Segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, somente neste ano foram 12 mil casos de dengue notificados. Destes, 9.919 foram confirmados através de exames laboriatoriais. Cinco pessoas morreram em decorrência da doença somente em 2022. Outros 14 estão sob investigação.

O Mais Goiás já mostrou que cerca de 80% dos criadouros do Aedes Aegypti estão em residências de Aparecida de Goiânia. Para combater o mosquito, a Secretaria Municipal voltou a utilizar o fumacê.

Além disso, a Vigilância Ambiental da pasta realiza visitas domiciliares, bloqueios e recolhimento de pneus, dentre outras, para tentar conter o avanço da doença.