Em 2 dias, 2 carros furtados são recuperados em Aparecida
Foi constatado que um dos veículos era resultado de furto pela identificação da placa por meio de videomonitoramento
Dois carros furtados foram recuperados entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Aparecida. Os veículos foram apreendidos pela Guarda Civil Metropolitana. Um deles teve a placa identificada por meio das câmeras de videomonitoramento do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). O outro, foi encontrado abandonado durante a ronda dos agentes.
Os operadores de plantão do CIT que identificaram a placa do automóvel furtado, acionaram a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) que deslocou até o Setor Parque Flamboyant e abordou o motorista na Avenida Bela VIsta. Os agentes recuperaram o veículo furtado e detiveram o suspeito de ter receptado o veículo na noite da última terça-feira (30).
No momento da verificação da placa, foi confirmado que o automóvel possuía queixa de furto há algum tempo e o veículo foi apreendido pelos guardas. O motorista alegou que o carro foi adquirido por meio das redes sociais e que ele não sabia a procedência do carro. O homem foi conduzido até a Central de Flagrantes de Aparecida, e o caso ficará sob responsabilidade da Polícia Civil de Goiás.
Em outra ocorrência, durante patrulhamento da Guarda Civil, por volta das 12h30 da última quarta-feira (1º), outro carro roubado foi recuperado. No entanto, o veículo foi encontrado abandonado na Rua JL 46 do Setor Jardim Ipê, em Aparecida. O proprietário do veículo foi acionado e providenciou o guincho do automóvel até a Central de Flagrantes da Polícia Civil, responsável pela investigação.
Sistema de câmeras de segurança à distância pode ajudar no combate ao crime, diz secretário
Segundo informações do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), responsável pelo serviço operacional de câmeras de monitoramento do município, a Central de Inteligência Tecnológica possui reconhecimento de placas de veículos integrado e operacionalizado em tempo real pelos operadores de câmeras. “Por meio do moderno sistema, a Guarda Civil, Polícia Militar e outras forças de segurança, têm conseguido impedir a ação de criminosos e danos ao patrimônio público”, disse o secretário executivo GGIM, Hanleryo Arantes.
Aparecida possui 650 câmeras que monitoram o movimento das ruas de vários pontos da cidade e colaboram com o trabalho das forças policiais para prevenir e elucidar crimes de diversos tipos, como furtos em prédios públicos e tráfico de drogas em parques de lazer.
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, reforça a importância do sistema de vigilância à distância. “Esse trabalho sincronizado entre a central que monitora a cidade e as equipes que estão nas ruas permite ação rápida e eficiente”, pontua o secretário sobre o trabalho da GCM e do sistema de monitoramento batizado de ‘Olhos de Águia’.