Em 2 dias, 2 carros furtados são recuperados em Aparecida
Dois carros furtados foram recuperados entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro,…
Dois carros furtados foram recuperados entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Aparecida. Os veículos foram apreendidos pela Guarda Civil Metropolitana. Um deles teve a placa identificada por meio das câmeras de videomonitoramento do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). O outro, foi encontrado abandonado durante a ronda dos agentes.
Os operadores de plantão do CIT que identificaram a placa do automóvel furtado, acionaram a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) que deslocou até o Setor Parque Flamboyant e abordou o motorista na Avenida Bela VIsta. Os agentes recuperaram o veículo furtado e detiveram o suspeito de ter receptado o veículo na noite da última terça-feira (30).
No momento da verificação da placa, foi confirmado que o automóvel possuía queixa de furto há algum tempo e o veículo foi apreendido pelos guardas. O motorista alegou que o carro foi adquirido por meio das redes sociais e que ele não sabia a procedência do carro. O homem foi conduzido até a Central de Flagrantes de Aparecida, e o caso ficará sob responsabilidade da Polícia Civil de Goiás.
Em outra ocorrência, durante patrulhamento da Guarda Civil, por volta das 12h30 da última quarta-feira (1º), outro carro roubado foi recuperado. No entanto, o veículo foi encontrado abandonado na Rua JL 46 do Setor Jardim Ipê, em Aparecida. O proprietário do veículo foi acionado e providenciou o guincho do automóvel até a Central de Flagrantes da Polícia Civil, responsável pela investigação.
Sistema de câmeras de segurança à distância pode ajudar no combate ao crime, diz secretário
Segundo informações do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), responsável pelo serviço operacional de câmeras de monitoramento do município, a Central de Inteligência Tecnológica possui reconhecimento de placas de veículos integrado e operacionalizado em tempo real pelos operadores de câmeras. “Por meio do moderno sistema, a Guarda Civil, Polícia Militar e outras forças de segurança, têm conseguido impedir a ação de criminosos e danos ao patrimônio público”, disse o secretário executivo GGIM, Hanleryo Arantes.
Aparecida possui 650 câmeras que monitoram o movimento das ruas de vários pontos da cidade e colaboram com o trabalho das forças policiais para prevenir e elucidar crimes de diversos tipos, como furtos em prédios públicos e tráfico de drogas em parques de lazer.
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, reforça a importância do sistema de vigilância à distância. “Esse trabalho sincronizado entre a central que monitora a cidade e as equipes que estão nas ruas permite ação rápida e eficiente”, pontua o secretário sobre o trabalho da GCM e do sistema de monitoramento batizado de ‘Olhos de Águia’.