Feirantes cobram mais segurança nas feiras de Aparecida em Audiência Pública
O problema da falta de segurança foi uma reivindicação quase unânime dos trabalhadores
Feirantes cobram mais segurança nas feiras em Audiência Pública na Câmara de Aparecida na manhã desta segunda-feira (23). O espaço foi palco de debate também de outras reivindicações como banheiros públicos e participação nas decisões sobre os impostos cobrados pelo exercício da profissão no município.
Atualmente, Aparecida conta com 70 feiras livres e nove feiras especiais. Na reunião estiveram presentes representantes da classe dos trabalhadores, do Poder Executivo e vereadores. Entre as principais queixas, a categoria cobra por mais segurança. Essa foi uma reclamação quase unânime dos feirantes.
Os trabalhadores também pautaram a necessidade de aumento dos espaços onde se realizam as feiras no município, para comportar aqueles novos feirantes que começaram as atividades após as primeiras restrições de trabalho causadas pela pandemia.
Feirantes cobram mais banheiros públicos
A falta de banheiros públicos foi outro ponto reivindicado pelos trabalhadores. Eles afirmaram que muitas feiras do município não há banheiros e quando há sanitários disponíveis, estes são de qualidade ruim.
A questão da circulação de veículos no mesmo espaço onde as feiras são montadas também foi alvo de críticas dos trabalhadores, que apontaram alto risco de acidentes nesses casos.
Além disso, os feirantes pediram maior organização das feiras especiais, como as que ocorrem durante os feriados de Natal e Ano Novo e pediram participação nas decisões e revisão dos impostos cobrados.
Representando a Gestão Municipal, o Secretário Municipal de Planejamento e Regulação Urbana, Veter Martins, esteve na audiência e alegou que tem tido reuniões frequentes para tratar do tema. Segundo ele, o objetivo é a formulação de um regimento que melhore o desenvolvimento da atividade dos feirantes no município.
Aparecida realiza novo cadastro de feirantes até dia 30 de setembro
Todos os feirantes de Aparecida, já ativos ou novos interessados em trabalhar nas feiras livres do município, estão convocados para cadastrarem suas barracas na Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida o município a partir do dia 1º de setembro.
Os trabalhadores têm até o dia 30 do próximo mês para regularizarem a situação junto à prefeitura. O cadastro é obrigatório. Será permitida a montagem do stande ou barraca no município apenas para quem estiver regularizado.
O Coordenador de Feiras e Licenciamento Especial da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, Cassiano Souza, explica que o cadastro é importante para a secretaria ter controle sob as vagas ocupadas e disponíveis das feiras do município.
Atualização de dados dos feirantes de Aparecida
“Infelizmente, devido a pandemia da Covid-19, muitos destes trabalhadores faleceram e outros desistiram de empreender por conta da crise econômica. Com isso, muitas pessoas estão ocupando os espaços vazios das feiras sem cadastro, então, o que queremos é regularizar essas novas pessoas que chegaram e abrir novas vagas para quem tiver interesse neste trabalho”, explicou.
Após o cadastro, será disponibilizada uma carteira de identificação e pode servir como comprovante de renda. “Esse documento facilitará a identificação do feirante, servirá como um comprovante de renda e pode facilitar empréstimos ou financiamentos, por exemplo”, afirmou Cassiano.
O documento servirá ainda para dar entrada em abertura de contas bancárias ou mesmo facilitar investimento em mercadorias explicou o coordenador.
Serviço
Os trabalhadores que já estão cadastrados devem receber o requerimento da secretaria pelo e-mail ou Whatsapp. Caso não recebam, podem solicitar pelo telefone 3238-7210 até o dia 31 de agosto. Quem tem interesse em cadastrar sua barraca em uma das feiras de Aparecida, pode solicitar a ficha pessoalmente na sede da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida – situada no 1º andar da Cidade Administrativa – ou também via telefone.
A entrega do requerimento preenchido e das documentações pessoais devem ser feitas pessoalmente. O atendimento será por ordem alfabética, para evitar aglomeração. O horário de funcionamento é das 8h às 15h, nas datas: Nomes que iniciam com as letras A a I: do dia 1º a 10 de setembro; J a R: do dia 11 a 20 de setembro; S a Z: do dia 21 a 30 de setembro.