Interdição parcial: operários reparam BR-153 após cratera aberta pela chuva, em Aparecida
Duas pistas da via continuam interditadas e o trânsito apresentou lentidão na manhã desta terça-feira (21)
Obras da cratera aberta pela chuva no trecho da BR-153, em Aparecida começaram. Duas pistas da via continuam interditadas e o trânsito apresentou lentidão na manhã desta terça-feira (21). O buraco apareceu, tomou uma das vias da rodovia após fortes chuvas registradas do último domingo (19).
O trecho entre o Anel Viário e a Avenida São Paulo teve parte do asfalto cedido no acostamento. Esta é a segunda vez que a Triunfo Concebra, concessionária do trecho da BR-153, faz intervenções no local. A primeira obra foi há 15 dias, quando uma erosão alcançou o mesmo trecho.
Funcionários da empresa limparam os arredores do terreno com uma retroescavadeira na última segunda-feira (20) e o buraco na pista foi coberto com uma lona. Há tráfego de veículos pesados na pista liberada próxima à cratera.
O Mais Goiás aguarda mais informações sobre possíveis rotas alternativas.
Mesmo trecho da BR-153 foi interditado no início de dezembro
A Defesa Civil interditou um trecho da BR-153, entre o Anel Viário e a Avenida São Paulo, na manhã do dia 6 de dezembro, em Aparecida de Goiânia. O bloqueio ocorreu devido ao aparecimento de uma erosão nas proximidades do Córrego Santo Antônio que avançou e chegou até a pista no sentido Goiânia – Aparecida de Goiânia, no quilômetro 508 da rodovia. A falha geológica apresentava risco de solapamento.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, Juliano Cardoso, a erosão foi causada pelas fortes chuvas que ocorreram nos dias anteriores. A precipitação elevou o nível de água, causando a erosão no local.
Juliano explica que o intenso volume de águas provocou a destruição do ponto de lançamento das águas pluviais lateral ao bueiro que transpõe o Córrego Santo Antônio. Com isso, resultou em perdas de solo, formando um processo erosivo de grandes dimensões que atingiu a via.