Sindicato vai à Justiça por mais 13,24% no reajuste salarial de professores, em Aparecida (GO)
Câmara municipal aprovou correção de 20%, mas Portaria do Governo Federal estabelece reajuste de 33,24% para o piso salarial dos profissionais da educação
BRIGA JUDICIAL | O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) afirmou que vai entrar na Justiça para que a portaria do Governo Federal, que estabelece reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores, seja cumprida de forma integral, em Aparecida. A Câmara Municipal aprovou correção de 20% na data-base dos professores do município na última terça (22). Agora, a entidade deve ir em busca dos 13,24%.
“Vamos conseguir os 13,24% que ficaram faltando na Justiça”, disse o presidente da regional do Sintego em Aparecida, Valdeci Portugal.
Segundo a proposta de lei enviada pelo Paço Municipal, o piso salarial da categoria receberia um reajuste de 10%, tendo como base o valor de R$3.174,78 mensais, para formação em nível médio e uma jornada de, no máximo, 40 horas semanais.
No entanto, uma emenda modificativa apresentada de forma coletiva pelos vereadores fez com que o projeto fosse alterado. Além do primeiro reajuste salarial de 10%, que será retroativo ao mês de janeiro, um outro acréscimo de mais 10% será realizado, a partir do mês de maio, totalizando 20% de reajuste.
Vereadores justificaram que o percentual final de 20% foi acordado entre representantes da educação e o Prefeito Gustavo Mendanha (sem partido).
Reajuste salarial de professores em Aparecida
O presidente regional do Sintego em Aparecida, Valdeci Portugal, afirma que as secretarias da Fazenda, Procuradoria e Educação do município se reuniram com advogados e representantes do Sintego para entrarem em acordo a respeito dos 20% de reajuste.
Segundo o presidente da regional de Aparecida, apesar de a proposta ter sido aceita pela categoria em assembleia geral, o sindicato vai entrar na Justiça para que o reajuste alcance o valor integral estabelecido na portaria. “A gente espera que, o mais cedo possível, os professores de Aparecida estejam recebendo o salário com reajuste de 33,24%”, comentou.