PANDEMIA

Aparecida decide não dar ponto facultativo na sexta depois de Corpus Christi

Prefeitura entende que feriado prolongado poderia contribuir para alastramento do coronavírus

Vagas de emprego em Aparecida de Goiânia: Prefeitura realiza processo seletivo para contratação de 45 profissionais (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia/Divulgação)

O feriado de Corpus Christi não será prolongado em Aparecida de Goiânia. Decreto publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (1) consta apenas a quinta-feira (3) como feriado municipal no âmbito da administração pública municipal. Diante do aumento do número de casos de Covid-19 no município e no Estado, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) decidiu não conceder ponto facultativo.

A projeção da prefeitura é que, caso continue o aumento de casos da doença causada pelo coronavírus, Aparecida saia do cenário verde de combate à pandemia e entre no cenário amarelo. No atual cenário, considerado de baixo risco, o escalonamento em vigência estabelece que cada macrozona feche uma vez de segunda a sexta. Caso volte ao cenário de risco moderado (amarelo) todas as macrozonas devem fechar também aos domingos.

O cálculo é que com feriado prolongado haja maior número de aglomerações, sobretudo em festas familiares ou clandestinas, o que pode aumentar o número de contaminações e, assim, elevar os números da Covid-19 novamente no município.

Números

O Mais Goiás mostrou que há tendência de crescimento de casos de Covid-19. Desde o dia 26 de maio, a variação da média móvel de novos casos está superior a 15%, fator que representa a tendência de cresciemnto de novos infectados no município. Os números epidemiológicos apresentaram piora em várias regiões de Goiás.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 59%, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Sáude. O número é o maior dos últimos 21 dias.