VACINAÇÃO

Aparecida diz que vai avançar na vacinação por idade “sem atropelos”

Município é o mais avançado na vacinação por idade e imuniza, nesta segunda-feira (12), pessoas acima de 37 anos

Vacinação em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes / Prefeitura - Divulgação)

Município da região metropolitana que mais avançou até agora na vacinação por idade, Aparecida vacinou pessoas com pelo menos 37 anos nessa segunda-feira. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, o avanço por idade decrescente do município respeita a relação entre quantidade de doses disponíveis e grupos por faixa etária.

“Monitoramos os grupos vacinados, assim como o número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Assim podemos avançar na idade sem atropelos”, garante o secretário.

Segundo Alessandro Magalhães embora esteja à frente dos outros municípios da região metropolitana, não é possível determinar uma data específica para que a maioria dos aparecidenses estejam imunizados contra a Covid-19. “Não podemo ser taxativos, pois dependemos do envio de dose. Mas somos criteriosos e mantemos nosso monitoramento”, diz.

Goiânia, por exemplo, conseguiu abaixar a idade do público-alvo para 41 anos após mutirão realizado no sábado. Terezópolis de Goiás, outra cidade da Região Metropolitana, que tem população estima de 8,1 mil pessoas, é a mais próxima de Aparecida, com público-alvo de 38 anos.

O secretário aponta que a disposição dos aparecidenses pela vacinação pode ser medida pelas filas nos drive-thrus. No último sábado (10), quando o município começou imunização de pessoas acima de 37 anos, a fila para carros atingiu 7 quilômetros. Os técnicos da prefeitura fechara a fila já às 11h para dar conta da demanda. Na ocasião o município aplicou 5 mil doses. Nesta segunda-feira (12), as filas dos drive-thurs atingiram 5 quilômetros.

Número de doses

Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), até o último sábado (10), 73.400 pessoas já receberam a imunização completa contra a covid-19, ou seja, receberam as duas doses do imunizante contra a covid-19 ou tomaram a dose única. Este número, que é a soma de 57.650 com duas doses aplicadas e 15.750 com dose única, corresponde a 17,3% da população adulta da cidade.

Já com relação a primeira dose do imunizante, a população vacinada é de 178.797 doses aplicadas, totalizando 42,3% da população com 1ª dose.