SEGURANÇA

Aparecida espera contar com mais 230 câmeras de segurança nas ruas até agosto

Administração municipal ainda finaliza a parte burocrática para instalação do equipamento

Sistema de monitoramento por vídeo em Aparecida (Foto: Prefeitura / Divulgação)

A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Aparecida de Goiânia espera ativar, até agosto deste ano, pelo menos 650 câmeras de monitoramento já instaladas em toda a cidade. Atualmente, estão em funcionamento 420, divididas entre bullet cameras e street dome, que são usadadas para monitoramento em tempo real pelas forças de segurança como Guarda Civil (GCM), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Secretaria Municipal de Trânsito.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia de Aparecida, Johnathan Medeiros, mais de 500 km de cabeamento de fibra óptica já foram instalados no município. O que é necessário para o funcionamento do videomonitoramento das 650 câmeras. No entanto, ainda é necessário de ativação por parte de empresa de energia.

Os equipamentos são utilizados para fazer videomonitoramento de praças, parques, avenidas comerciais e de grande fluxo. Para o secretário, este tipo de ação permite a queda nos índices de violência na cidade. “Temos acompanhamentos de placas de veículos, reconhecimento facial, além de análise comportamental. O que nos possibilta ação efetiva contra a criminalidade”, diz.

Além disso, a intenção é que sejam utilizadas também para monitoramente rotineiro como descarte de entulho irregular, queimadas de lotes baldios e lâmpadas com mal funcionamento.

Ampliação

A prefeitura ainda finaliza a parte burocrática para instalação de 2 mil câmeras em regime de comodato, que serão utilizadas sobretudo nas unidades de saúde e nas escolas do município. A expectativa é que essa ampliação seja finalizada ainda neste ano.