Aparecida estuda medidas para combater “sommeliers” de vacinas no município
SMS afirma que houve apenas dois relatos de recusa na vacinação por motivo de preferência à marca do imunizante
Aparecida estuda medidas de combate à “sommeliers” de vacinas caso relatos de pessoas que recusem a vacinação por preferência de marca específica de imunizante aumentem durante a campanha de vacinação contra Covid-19 no município. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que apenas dois casos de recusa de vacinas foram registrados até agora. Goiânia decretou medida para colocar “sommeliers” de vacina no fim da fila de vacinação, na capital.
Recentemente, na pandemia as pessoas que tentam escolher uma dos quatro fabricantes de imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no momento da aplicação da vacina ganharam o apelido, de forma pejorativa, de “sommeliers de vacina”. Sommeliers são profissionais que se especializam na escolha de bebidas que tem melhor harmonização com pratos em restaurantes.
Poucos casos
De acordo com a SMS de Aparecida, dos oito postos de vacinação contra a Covid-19 no município, apenas dois registraram situações de recusa e tentativa de escolha do laboratório fabricante do imunizante. Na ocasião, a pasta afirmou que os profissionais de saúde que trabalhavam nos dois locais informaram sobre a impossibilidade de escolha e orientaram os pacientes sobre a importância da imunização contra a infecção.
A SMS alega ainda que após as orientações, os mesmos pacientes que tentaram recusar e escolher imunizantes na fila de vacinação aceitaram a dose do laboratório fabricante disponível no momento da aplicação. A coordenadora de imunização do município ressalta a importância da vacinação e que todas os laboratórios aprovados pela Anvisa possuem altos níveis de proteção individual e coletiva.
“Estes profissionais reforçam, sempre que necessário, que todos os laboratórios são certificados pela Anvisa e conferem altos níveis de proteção contra complicações e óbitos por Covid”, informou a coordenadora de imunização da SMS, Renata Cordeiro.
A campanha de imunização contra Covid-19 em Aparecida não permite fazer escolha da marca de imunizantes. Todos as doses fabricadas por diferentes laboratórios disponíveis nos postos de vacinação da cidade foram aprovadas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária e tem eficácia comprovada na geração de anticorpos contra o Coronavírus.
Site
“Sommeliers” de vacinas estão utilizando site para descobrir qual marca de imunizante está disponível em postos de vacinação em todo país. A plataforma conta com colaborações anônimas que fornece detalhes sobre a vacinação em pontos com georreferenciamento e permite comentários sobre o atendimento nos pontos de imunização.
O site exige somente que a pessoa interessada em compartilhar informações insira o nome do local onde procura pela vacina. É possível o quantitativo de doses que foi aplicado em cada unidade, o tipo de vacina mais usado em tempo real e avaliação com estrelinhas para os profissionais. Também informa se há vacina disponível no momento da pesquisa.
Além disso, a página informa a quantidade de doses aplicadas, tanto por dados gerados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como por pessoas anônimas que disseram ter ido aos pontos de imunização.