ESCORREGADIO

Aparecida faz força-tarefa para retirada de jamelões

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai começar, a partir da próxima segunda-feira (15), uma…

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai começar, a partir da próxima segunda-feira (15), uma força-tarefa para remover mais de 160 pés de jamelão do canteiro central da avenida das Mangueiras, via que corta três bairros do município. O objetivo, segundo a administração municipal, é evitar acidentes, uma vez que o fruto do jamelão faz com que a rua se torne escorregadia, com perigo de derrapagem. Mudas de Ipês foram plantadas no lugar.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, responsável pela ação, a avenida das Mangueiras, que corta os setores Jardins Maria Inês, Mont Serrat e a Vila Alzira, possui o maior número de jamelões em sequência na cidade, atualmente. São 165 árvores da espécie que serão removidas do canteiro central da avenida.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, afirma que o objetivo da ação é “prevenir e coibir acidentes com a queda dos frutos no asfalto, já que a polpa cria uma camada oleosa, deixando a pista escorregadia”. “A remoção dessas árvores foi planejada há cerca de um ano pela prefeitura, quando realizamos as podas e fizemos o plantio de novas espécies entre um jamelão e outro”, ressaltou o gestor.

Em Goiânia

Na capital, a prefeitura realiza ação semelhante. A gestão informou que vai plantar, em substituição aos jamelões, mudas de Ipê, Oiti, Resedá, Bálsamo, Jacarandá, Pau formiga, Acácia e outras espécies nativas entre as árvores atuais.

A ação ocorre nas seguintes avenidas: Avenida Lorenzo, Residencial Eldorado; Avenida Nazareth, Jardim Guanabara; Avenida Leste Oeste, no trecho entre os setores Cidade Jardim e Vila Santa Rita; Avenida Independência, Jardim Atlântico; Avenida Anápolis, entre os setores Jardim Don Fernando e Vila Pedroso; Avenida Inhumas, na Vila Regina; Avenida Jaime Câmara e Avenida Rezende, no Residencial Cidade Verde.

Em toda a capital, mais de oito mil espécies de árvores foram plantadas nos canteiros e logradouros públicos nos últimos meses.