DIA D

Aparecida finaliza aplicação das primeiras doses contra Covid em quilombolas neste sábado

Oitenta pessoas desse grupo foram imunizadas no início de maio. Outras 150 recebem primeiras doses hoje

Valparaíso de Goiás analisa dois casos suspeitos de Ômicron (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia faz, neste sábado (22), o encerramento da primeira fase de imunização dos quilombolas da cidade. Cerca de 150 pessoas que vivem no Quilombo Urbano da Vila Del Fiori somam-se hoje ao grupo de 80 integrantes já vacinados com a primeira dose a partir de iniciativa do município realizada no início do mês de maio no local.

A ação decorre das atividades do Dia D de imunização conduzido pela administração nesta data. Os contemplados estão no grupo prioritário formado por povos e comunidades tradicionais e precisam ter 18 anos ou mais para terem direito às doses.

O cadastramento dessa população em prol da vacina ocorreu por meio da Associação Quilombo Cascata, que chegou a contestar, no último 13 de maio, uma divulgação da prefeitura sobre a conclusão da vacinação relativa ao grupo étnico.

Na ocasião, a liderança da entidade, Maria Lúcia das Dores afirmou que outras 150 pessoas ainda precisavam ser cadastradas. De acordo com a Prefeitura de Aparecida, são essas as pessoas que recebem a imunização neste sábado.

 

Quilombolas imunizados celebram proteção contra a Covid-19 (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
Quilombolas imunizados celebram proteção contra a Covid-19 (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Dia D

Para além da comunidade quilombola, Aparecida também vacina pessoas com deficiência permanente sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir desse sábado. A condição deve ser comprovada por meio de documentos.  Integrantes desse grupo, bem como o de comorbidades, que tenham 18 anos ou mais, podem procurar os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, até as 17h, sem necessidade de agendamento.

Quem prefere ser imunizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, deve agendar o atendimento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).  Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também poderão ser imunizadas, mediante agendamento pelo aplicativo e prescrição médica.

Documentos

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou cartão SUS, comprovante de endereço de Aparecida e documento comprobatório da comorbidade, deficiência, gravidez ou puerpério.

Pessoas com deficiência sem BPC podem apresentar laudo médico para comprovar a condição. A Secretaria de Saúde criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, qualquer laudo médico simples também será aceito, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo.

Comorbidades contempladas

Conforme especificado no Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente na cidade, disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. O serviço também está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Dia D da Influenza

Aparecida também realizará neste sábado, 22, o Dia D da vacinação contra a Influenza. Idosos e profissionais de saúde podem procurar qualquer um dos 23 postos, das 8 às 17 horas, sem necessidade de agendamento. É necessário levar documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida e cartão de vacinação. Além disso, se for profissional da saúde é necessário comprovar. Confira os locais que irá oferecer o serviço:

Centro de Saúde Papillon Park;
UBS Bairro Independência;
UBS Caraíbas;
UBS Madre Germana;
UBS Mansões Paraíso;
UBS Pontal Sul II;
UBS Cruzeiro do Sul;
UBS Bairro Hilda;
UBS Colina Azul;
UBS Delfiore;
UBS Bandeirantes;
UBS Jardim Riviera;
UBS Campos Elísios;
UBS Parque Trindade;
UBS Jardim dos Buritis;
UBS Bela Vista;
UBS Rosa dos Ventos;
UBS Nova Olinda;
UBS Retiro do Bosque;
UBS Cândido de Queiroz;
UBS Anhambi;
UBS Boa Esperança
UBS Santo André.