DIA D

Aparecida finaliza aplicação das primeiras doses contra Covid em quilombolas neste sábado

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia faz, neste sábado (22), o encerramento da primeira fase…

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia faz, neste sábado (22), o encerramento da primeira fase de imunização dos quilombolas da cidade. Cerca de 150 pessoas que vivem no Quilombo Urbano da Vila Del Fiori somam-se hoje ao grupo de 80 integrantes já vacinados com a primeira dose a partir de iniciativa do município realizada no início do mês de maio no local.

A ação decorre das atividades do Dia D de imunização conduzido pela administração nesta data. Os contemplados estão no grupo prioritário formado por povos e comunidades tradicionais e precisam ter 18 anos ou mais para terem direito às doses.

O cadastramento dessa população em prol da vacina ocorreu por meio da Associação Quilombo Cascata, que chegou a contestar, no último 13 de maio, uma divulgação da prefeitura sobre a conclusão da vacinação relativa ao grupo étnico.

Na ocasião, a liderança da entidade, Maria Lúcia das Dores afirmou que outras 150 pessoas ainda precisavam ser cadastradas. De acordo com a Prefeitura de Aparecida, são essas as pessoas que recebem a imunização neste sábado.

 

Quilombolas imunizados celebram proteção contra a Covid-19 (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Dia D

Para além da comunidade quilombola, Aparecida também vacina pessoas com deficiência permanente sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir desse sábado. A condição deve ser comprovada por meio de documentos.  Integrantes desse grupo, bem como o de comorbidades, que tenham 18 anos ou mais, podem procurar os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, até as 17h, sem necessidade de agendamento.

Quem prefere ser imunizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, deve agendar o atendimento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).  Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também poderão ser imunizadas, mediante agendamento pelo aplicativo e prescrição médica.

Documentos

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou cartão SUS, comprovante de endereço de Aparecida e documento comprobatório da comorbidade, deficiência, gravidez ou puerpério.

Pessoas com deficiência sem BPC podem apresentar laudo médico para comprovar a condição. A Secretaria de Saúde criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, qualquer laudo médico simples também será aceito, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo.

Comorbidades contempladas

Conforme especificado no Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente na cidade, disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. O serviço também está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Dia D da Influenza

Aparecida também realizará neste sábado, 22, o Dia D da vacinação contra a Influenza. Idosos e profissionais de saúde podem procurar qualquer um dos 23 postos, das 8 às 17 horas, sem necessidade de agendamento. É necessário levar documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida e cartão de vacinação. Além disso, se for profissional da saúde é necessário comprovar. Confira os locais que irá oferecer o serviço:

Centro de Saúde Papillon Park;
UBS Bairro Independência;
UBS Caraíbas;
UBS Madre Germana;
UBS Mansões Paraíso;
UBS Pontal Sul II;
UBS Cruzeiro do Sul;
UBS Bairro Hilda;
UBS Colina Azul;
UBS Delfiore;
UBS Bandeirantes;
UBS Jardim Riviera;
UBS Campos Elísios;
UBS Parque Trindade;
UBS Jardim dos Buritis;
UBS Bela Vista;
UBS Rosa dos Ventos;
UBS Nova Olinda;
UBS Retiro do Bosque;
UBS Cândido de Queiroz;
UBS Anhambi;
UBS Boa Esperança
UBS Santo André.