Aparecida (GO) deve decidir sobre liberação de uso de máscaras na semana que vem
O Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida de Goiânia irá se reunir…
O Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida de Goiânia irá se reunir na próxima semana para analisar os dados da pandemia na cidade e avaliar a possibilidade de revogar a Lei de obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos. O movimento segue tendência apontada pelo Governo de Goiás que já indicou liberação do uso da proteção já na próxima semana e alguns municípios do Estado.
Segundo o boletim divulgado pelo município na terça-feira (8), Aparecida de Goiânia possui 281 casos ativos, que são monitorados pela Telemedicina, oxímetros e exames ou hospitalizados. São 114.355 casos confirmados e 1.814 vieram a óbito por Covid-19, com um óbito confirmado nas últimas 24h. Dos 83 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ativos para tratamento da Covid-19 na rede pública municipal, 28 estão ocupados, indicando uma taxa de ocupação de 33,73%.
Empresários aparecidenses, através da Associação Comercial Industrial e Empresarial da Região Leste, protocolaram pedido para que suspensão de obrigatoriedade para máscaras sejam em espaço aberto e em estabelecimentos que não tenham aglomerações. Eles argumentam que o município possui grande número de vacinados e várias capitais e municípios discutem o tema.
Alguns municípios avançam pelo fim das restrições
Pelo menos dois municípios goianos já avançaram para além da orientação do governo estadual e liberaram o uso de máscaras em ambientes abertos: Anápolis e Minaçu. Este último aprovou a medida na última sexta-feira (4).
Governo de Goiás deve liberar máscaras em ambientes abertos na semana que vem
Reportagem do Mais Goiás mostrou que o Estado de Goiás pode liberar uso de máscaras em ambientes abertos a partir da próxima semana. A avaliação do governo é que o alcance da vacinação e a imunidade conferida pelas contaminações por Covid-19 tornam o momento seguro para a liberação do uso do equipamento de proteção.
A possibilidade será debatida em reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde do governo estadual nesta quarta-feira (9). Para isso, os técnicos irão analisar os números da pandemia em Goiás. A partir desta reunião será elaborada uma nota técnica sobre a liberação.