MUDANÇA

Aparecida (GO): Maternidade Marlene Teixeira fechará; local será Centro de Atendimento à Mulher

"Pasta planeja, ao longo de 2022, transformar a Maternidade em um Centro de Atendimento Especializado à Mulher, com atendimentos ambulatoriais", diz SMS

Aparecida (GO): Maternidade Marlene Teixeira fechará para atendimento especializado à mulher (Foto: Reprodução / Google Street View)

A Maternidade Marlene Teixeira, em Aparecida de Goiânia, uma unidade de saúde administrada pelo município, vai fechar. A informação foi repassada por uma fonte do hospital, e também confirmada pela secretaria municipal de Saúde (SMS).

Esta fonte disse que a unidade deve se tornar um Centro de Atendimento Especializado da Mulher, o que a SMS também confirma. Nesta quarta-feira (6), conforme o funcionário, teria sido informado pela coordenação que, a partir de sexta-feira (8), só será preciso ir um médico pediatra para o plantão – e não dois, como já ocorre.

Vale citar, o Hospital Maternidade Garavelo (HMG), na cidade, já recebe partos. Em fevereiro, o então prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) disse que a inclusão dos partos no HMG ocorria, pois a “Marlene Teixeira já não era mais suficiente para atender a toda a demanda”.

Já o funcionário da Marlene Teixeira diz que os profissionais foram surpreendidos pela informação da redução na escala e fechamento da maternidade. Segundo ele, esse tipo de aviso [sobre escala] deveria ocorrer com 30 dias de antecedência e não com dois.

Não houve justificativas, assim como não houve documento formal, apenas uma informação de “boca” por um grupo de WhatsApp e um aviso que a escala de sexta já seria desta forma. Também circula a notícia, segundo a fonte, que a mudança ocorrerá em um mês, com os médicos pediatras reduzidos a “zero”, no fim. Uma abaixo assinado contra a medida deve ser feito.

O Mais Goiás procurou a secretaria municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia para questionar sobre o fechamento da maternidade e transformação em Centro de Saúde da Mulher. Segundo a pasta, ao longo de 2022 a unidade deve se tornar, de fato, em fevereiro deste ano ampliou a oferta de partos no município e a rede obstetrícia. “Contudo, a mudança de perfil da unidade não será imediata, ocorrendo de forma gradativa.”

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria de Saúde de Aparecida esclarece que em fevereiro deste ano ampliou a oferta de partos no município e a rede obstetrícia.

A pasta planeja, ao longo de 2022, transformar a Maternidade Marlene Teixeira, que é uma unidade hospitalar para gestantes de baixo risco, em um Centro de Atendimento Especializado à Mulher, com atendimentos ambulatoriais. Contudo, a mudança de perfil da unidade não será imediata, ocorrendo de forma gradativa.”