SAÚDE

Aparecida (GO) tem maior número de casos da variante BQ.1, diz Estado

A nova cepa é considerada responsável pelos aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas no país. Ao todo, em Goiás são 27 casos.

Sequenciamento genético em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes - Divulgação)

Aparecida de Goiânia tem o maior número de casos da variante BQ.1, subvariante da ômicron do coronavírus Sars-Cov-2. São 12, segundo a secretaria de Estado de Saúde (SES-GO). A nova cepa é considerada responsável pelo aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas no País. Ao todo, em Goiás são 27 já identificados.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foram sequenciadas 26 amostras em Aparecida de Goiânia. Destas, em 12 se identificou a sublinhagem BQ.1, como já mencionado.

Além dos casos em Aparecida, são 5 em Goiânia, 3 em Senador Canedo, 2 em Valparaíso de Goiás e um em Alexânia, Anápolis, Caldas Novas, Jaraguá e Mineiros. Ou seja, o município vizinho da capital é responsável por 44,4% dos casos de Goiás.

Monitoramento

A Secretaria Municipal de Saúde aponta que a cidade é a primeira a identificar as variantes de Covid-19, e também o maior número de casos, por realizar mais testes de forma constante. O município utiliza-se de testagem em massa e de um sistema de sequenciamento genético justamente para identificação de novas variantes na cidade.

No entanto, ainda não há dados oficiais dos município sobre a nova subvariante.

Embora os números mostrem subida no número de casos, não houve nenhuma hospitalização relativa à subvariante em Goiás.