COVID-19

Aparecida inicia vacinação de professores e motoristas de ônibus

A partir de quinta-feira (27), trabalhadores de transporte coletivo, industrial, da limpeza urbana e caminhoneiros serão vacinados

Vacinação em Aparecida de Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

Aparecida de Goiânia amplia a lista de vacinação contra Covid-19 a partir desta quarta-feira (26). Primeiro serão os professores e profissionais de educação básica e superior a partir de 18 anos. Na quinta-feira (27), o município deve iniciar a imunização de trabalhadores de transporte coletivo, do setor industrial, da limpeza urbana e caminhoneiros, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI).

O serviço estará disponível nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades sem necessidade de agendamento. Quem preferir receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da prefeitura.

O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) apontou que a prioridade na ordem de vacinação contra Covid-19 é o Ministério da Saúde.

“Gostaríamos de já estar vacinando a população em geral por faixa etária, mas desde o início seguimos rigorosamente o PNI elaborado pelo governo federal, responsável por nos enviar as vacinas. Fazemos nosso planejamento focados na agilidade dos serviços com eficiência e vamos ampliar agora para contemplar, de uma só vez e ao mesmo tempo, todos os grupos prioritários determinados. É uma mobilização para salvar vidas”, ressalta.

Quem poderá se vacinar

Os grupos contemplados a partir da próxima quinta-feira serão:

  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros;
  • Metroviários;
  • Ferroviários;
  • Aéreos;
  • Aquaviários;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores portuários;
  • Industriais e da limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos

Os trabalhadores da educação com mais de 18 anos contemplados a partir de amanhã incluem profissionais da educação básica e superior que atuam na cidade. No momento da imunização é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, comprovante de endereço e contracheque atestando a atuação.

Locais e horários de vacinação para os trabalhadores da Educação

Sem necessidade de agendamento prévio

– Drive-thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h;
– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Com necessidade de agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:

– UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas).
– Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, nº 100, Centro).

Pessoas com comorbidades ou deficiência

A vacinação de pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente acima de 18 anos, incluindo pessoas com síndrome de down e pessoas com doenças neurológicas crônicas, também continua na cidade. O serviço está disponível para elas por meio de agendamento pelo “Saúde Aparecida” e também nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Nestes casos, sem necessidade de agendar previamente.

Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também continuam sendo imunizadas mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e com prescrição médica.