DE OLHO

Aparecida instalará 650 câmeras de segurança na cidade

Objetivo é reduzir em até 50% os índices de criminalidade na cidade

Aparecida de Goiânia irá instalar 650 câmeras de segurança em toda cidade

A prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou um sistema de videomonitoramento na tarde desta quinta-feira (13). O Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) conta com duas centrais de monitoramento e câmeras instaladas em vários pontos da cidade. O objetivo é reduzir em até 50% os índices de criminalidade na cidade.

O trabalho será realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros. As duas centrais serão operadas por 30 pessoas. Dos 650 pontos onde as câmeras serão instaladas, 89 estarão todas as unidades da rede municipal de Educação, entre Centros Municipais de Educação Infantil e escolas municipais. Nesses pontos o acompanhamento acontecerá em tempo real.

Atualmente, 37 câmeras já estão em funcionamento. A previsão é que, até o final do mês, outras 150 estejam instaladas. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, ressaltou que o isolamento social e a falta de energia elétrica em alguns pontos dificultaram a captura de imagens.

“Estamos aguardando a Enel para então conseguirmos concluir a instalação dos equipamentos, mas avançamos diariamente e, em breve, teremos cerca de 650 pontos monitorados em diversas regiões da cidade”, ressaltou Cleomar.

Os pontos a serem monitorados foram estabelecidos em outubro do ano passado pelo Grupo de Gestão Integrada do Município (GGIM). Entre os principais pontos estão a Praça da Cidade Administrativa na Avenida Gervásio Pinheiro, Praça Matriz, no Centro; rotatória da Avenida V-8 com Avenida 21 de Abril, no Jardim Tiradentes; Viaduto João Antônio Borges, na Vila Brasília; Avenida Jataí, no Sítio Santa Luzia; Tropical, no Jardim Tropical; Rio Verde, na divisa com a capital; Avenida Igualdade, no setor Garavelo; Rodovia Anel Viário (BR-060) e Avenida São João, no Jardim Nova Era.

Também serão monitoradas as Avenidas Independência, entre o Residencial Village Garavelo e setor Colina Azul; Junqueirópolis, no setor Serra Dourada; Rita Campos, Progresso e Alameda Girassóis, no Jardim Monte Cristo; Colonizadores, na Vila Brasilia; Escultor Veiga Vale, no Parque Veiga Jardim; Marechal Rondon e Maracanã, no Jardim Buriti Sereno, entre outras.

De acordo com o prefeito da cidade, Gustavo Mendanha, o sistema será capaz de identificar placas de carros roubados e foragidos da justiça através de um sistema chamado Olho de Águia. “Agora, nossas forças de segurança poderão atender com maior eficácia à população. As imagens, por exemplo, serão importantes nos processos de investigação e elucidação de crimes de diversas naturezas”, comentou o prefeito.