Cultura

Aparecida premia alunos da rede pública em Festival de Fantoches

O festival contou com mais de 160 mil votos para escolha da melhor apresentação em vídeo

1º Festival de Fantoches, em Aparecida (Foto: Enio Medeiros / SecomAparecida)

Aparecida premia alunos da rede pública em Festival de Fantoches das Escolas Municipais de Tempo Integral (EMEIs). Ao todo, mais de 300 espetáculos foram criados e gravados em vídeos por alunos dos EMEIs Profª Wilsonina de Fátima Silva Batista, Profª Vinovita Guimarães da Silva e Retiro do Bosque. Entre esses, 21 foram classificados para disputa.

Os espetáculos foram avaliados em duas categorias. Uma delas foi escolhida por voto popular na internet e a outra foi avaliada por um júri técnico que elegeu as três melhores apresentações das escolas. As premiações ocorreram na última quinta-feira (24), na Cidade Administrativa Maguito Vilela.

Votação

O festival contou com mais de 160 mil votos para escolha da melhor apresentação em vídeo. A votação popular contou com 162 mil votos virtuais. A vencedora foi a aluna Taila Cristina, com o espetáculo “Pesadelo com o Coronavírus”. A garota conquistou o público e obteve 31.324 votos.

“A minha professora de artes me deu a ideia de fazer a minha apresentação com o tema da pandemia e eu gostei da ideia e criei O Pesadelo do Coronavírus. Estou muito feliz por ter vencido e ganhado uma bicicleta”, revelou Taila Cristina, que refez a apresentação do seu espetáculo durante o evento de premiação.

Premiação

As três melhores apresentações avaliadas pelo júri técnico foram de autoria do aluno Henrique Gabriel, com espetáculo “A Lebre e a Tartaruga”, 1º lugar; Ana Clara Lemos Martins com o espetáculo “Aparecida faz 100 anos”, ficou em 2º lugar e em 3º foi escolhido o espetáculo “Reciclagem”, da aluna Ana Clara Conceição. Os prêmios para o primeiro lugar das duas categorias foram duas bicicletas. Os autores dos espetáculos de segunda e terceira posição da categoria júri técnico receberam dois tablets.

A primeira edição do festival foi realizada remotamente com o auxílio dos professores e seguindo as orientações de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. O projeto tem objetivo de estimular o trabalho artístico dos alunos das Escolas Municipais de Tempo Integral (EMEIs) e foi realizado por meio das secretarias de Cultura e de Educação.